Navegando por Assunto "Redes sociais on-line"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA contribuição do Twitter na transformação do jornalista em celebridade(2018) Lima, Theillyson de RoccoEsta pesquisa tem como tema o estudo de jornalistas de grandes veículos de comunicação na rede social Twitter. O modelo de comunicação horizontal tem transformado o jornalismo e o papel do jornalista, que se tornou mobilizador de audiência na web. Diante disso, partimos do seguinte problema: o Twitter é uma ferramenta que contribui na transformação do jornalista numa celebridade? É cada vez mais comum o jornalista enquanto figura pública usar as redes sociais para retratar seu cotidiano, como acordar, dormir, almoçar. Os jornalistas conseguem alcançar níveis altos de interação com seus seguidores por meio de seus perfis em redes sociais, atraindo fãs, que não se preocupam exclusivamente com o que é produzido jornalisticamente, mas também com quem é a pessoa fora do trabalho e com o que ocorre nos bastidores da produção jornalística. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma transformação do jornalista em uma celebridade midiática. Os objetivos específicos são: discutir o jornalismo e as suas relações com redes sociais, especificamente o Twitter; delinear o contexto sociocultural no qual o jornalista se torna uma celebridade e o jornalismo um produto de entretenimento e consumo midiático; discutir o papel do jornalista nas redes sociais e no jornalismo de maneira geral diante das transformações tecnológicas. Como referencial teórico utilizou-se os conceitos trabalhados por Raquel Recuero sobre redes sociais, Twitter e jornalismo online, para tratar sobre as mudanças na sociedade e no jornalismo utilizaremos Ciro Marcondes Filho. Trabalhamos com os conceitos de vida privada e vida pública, de Sennet e de espetáculo e celebridade, com Guy Debord e Paula Sibilia. Como metodologia foi realizada uma análise de conteúdo e observação sistemática de tweets dos 10 jornalistas brasileiros com mais seguidores no Twitter, no período de tempo de três meses, compreendido entre agosto e outubro de 2017.
- DissertaçãoComunicação e política: descrição, classificação e análise de blogs jornalísticos(2016) Gonçalves, Domingos SávioA democratização da informação encontrou um novo ambiente nas múltiplas possibilidades ofertadas pelo crescimento da internet, a hoje indispensável rede mundial que conecta milhões de computadores e pessoas no mundo através das influentes redes sociais virtuais. Esta pesquisa que tem como tema central a blogosfera e, por objeto, blogs jornalísticos de política, busca contribuir para a compreensão do processo de apropriação das novas tecnologias pelo campo do jornalismo político. Ela se justifica uma vez que os blogs jornalísticos conquistam cada vez mais adeptos, evoluem num ambiente social virtual que cresce e extrapolam o espaço da internet para o cotidiano. O trabalho descreve o ambiente virtual que permitiu o desenvolvimento dessa nova ferramenta de comunicação que traz através das postagens de jornalistas, notícias, opiniões, informações, debates, entrevistas e ativismo relacionados à atividade política. A pesquisa foi efetuada considerando a matriz de gênero desenvolvida por Primo (2010) e as cinco etapas propostas na metodologia de Penteado, Santos e Araújo (2009) que consistiram em (1) historiar e descrever os blogs, (2) classificar, (3) analisar a estrutura, (4) analisar o conteúdo e (5) analisar a interatividade. Foi possível comprovar que os blogs jornalísticos são importantes ferramentas que possibilitam a ampliação e participação política e que as conversas nos fóruns de discussão muitas vezes são carregadas de superficialidades, avaliações morais, com argumentos caracterizados pela falta de qualidade, ausência de análises criticas e de propostas. Ao final da pesquisa, após a análise dos resultados, foi confirmado que o histórico profissional e o perfil do blogueiro influencia as conversas existentes nos fóruns, que os blogs atuam dentro de uma rede de relacionamentos virtuais construídos pela blogosfera, atraem pessoas com diferentes alinhamentos políticos, embora predomine a afinidade com o blogueiro e sua rede social. Também em decorrência dos levantamentos efetuados é possível afirmar que os jornalistas de política, auxiliados pelas novas tecnologias e pelas redes sociais virtuais imprimem maior velocidade na produção de conteúdos e diminuem o intervalo entre o acontecimento do fato e sua divulgação. Em outras palavras: o jornalismo online encontra nos blogs uma eficiente arma na corrida para vencer o tempo.
- DissertaçãoComunicação, cultura e sociabilidade: imagem pessoal do jovem no Orkut e liberdade paradoxal nas redes sociais(2011) Martins, Mariana Domitilia Padovani; 1985-Este trabalho visa analisar e discutir o uso das redes sociais virtuais pelos jovens adolescentes. Tais observações concentram-se nas Imagens Pessoais destes jovens e na automanipulação destas imagens. Escolhe-se para a observação o site Orkut devido sua popularidade entre os jovens brasileiros. Deste modo cabe analisar o modo como os sujeitos utilizam esta ferramenta de sociabilidade virtual e quais podem ser as influências e os efeitos resultantes em reais relacionamentos presenciais. Seja off-line ou online, cada indivíduo expressa determinada identidade ou mesmo identidades. No ambiente virtual, mais especificamente nas redes sociais, o indivíduo extravasa seus desejos de ser e estar contidos no ambiente real. No Orkut, através das fotos do usuário, exibe-se ―uma pessoa-produto‖ ou mesmo ―uma pessoa-marca‖. Surge, portanto, a necessidade de manipulação da auto-imagem que se transforma na autopromoção social presencial e agora virtual. A imagem pessoal do sujeito virtual adquire elementos de aparência e de comportamento muitas vezes diferente daqueles expressados no mundo presencial. Nem tudo que parece ser é. O jogo das manipulações e enganações encontra facilidades no mundo virtual, já que o mesmo oferece ferramentas que motivam de certa forma as representações muitas vezes fantasiosas. Além disso, o ideal de beleza tão desejado pelo sujeito social é agora mais próximo e possível no meio virtual, em especial nas redes sociais, como o caso do Orkut. Graças às ferramentas de edição gráfica e digital, cirurgias plásticas, por exemplo, podem ser substituídas por alguns toques no teclado do computador ou alguns arrastões com o mouse. A Imagem Pessoal forma-se e transforma-se a partir dos modelos pré-estabelecidos pela mídia satisfazendo os desejos mais subjetivos do indivíduo, ora presencial ora virtual.
- DissertaçãoCorpo e performance no Instagram da Companhia de Teatro Os Satyros(2016) Espírito Santo, Vanessa Friço doO teatro contemporâneo – além de expressão estética e cultural, plural e fragmentada – também é um veículo de comunicação em constante transformação. A presente pesquisa aborda o campo da comunicação e cultura sobre corpo e performance no teatro contemporâneo. Pertence a linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócioculturais. O recorte é realizado pela observação das fotografias postadas pela Companhia de Teatro Os Satyros no Instagram. Justifica-se ao olhar para o corpo como imagem corporal e propor uma investigação interdisciplinar nas novas mídias sociais. A problematização está em identificar, nas fotografias publicadas pela Companhia de Teatro Os Satyros, características do teatro pósdramático, no que diz respeito a corpo e performance. Objetiva estudar corpo e performance nas fotografias da Companhia de Teatro Os Satyros publicadas no Instagram, sobretudo acerca da produção de presença. O percurso metodológico baseia-se em observar, descrever e discutir; uma pesquisa bibliográfica para dar suporte ao escopo e acompanhamento do perfil @ossatyros na mídia de relacionamento. O embasamento teórico desta pesquisa são os Estudos Contemporâneos, que aproximam estudos culturais e tecnologias emergentes, ao envolver comunicação, performance e teatro contemporâneo. A proposta desta pesquisa é observar as fotografias sob o ponto de vista da Comunicação e da Cultura. Desse modo, propor uma discussão sobre a produção de presença no teatro e na fotografia.
- DissertaçãoFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas(2014) Santos, Ana Paula dosNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.
- DissertaçãoFotografias contemporâneas: o Instagram como possibilidade tecnológica(2015) Paula, Daniela Ferreira Lima deEsta pesquisa insere-se no campo da imagem e trata das relações entre fotografia e cultura digital, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual pautada nas fotografias alocadas nas mídias sociais, em particular, no aplicativo Instagram. De modo mais específico, a pesquisa apresenta um debate crítico acerca da sociedade contemporânea, observada a partir de imagens produzidas e compartilhadas no Instagram. A maneira pela qual as tecnologias emergentes oferecem possibilidades as fotografias contemporâneas, tanto por funcionalidades técnicas como em “novas/outras” práticas culturais permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se, ao verificar por meio da mídia social Instagram, as especificidades das fotografias contemporâneas. O percurso metodológico constituise de investigação qualitativa (empírico-exploratória). O embasamento teórico ocorre pelos estudos contemporâneos, os quais contextualizam noções de atualização e inovação e aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Os resultados apontam para desfechos instigantes a respeito das intersecções entre fotografia, cultura digital e tecnologias emergentes, com um ato fotográfico atualizado, com novas potências e possibilidades.
- DissertaçãoMarcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital(2021) Matielli, NiltonAs mídias sociais, da maneira como são utilizadas hoje em dia, interferem no modo como as pessoas interagem entre si e, também, na forma como consomem e se relacionam com produtos, serviços e mais especificamente com marcas e influenciadores digitais. O ambiente digital oferece um volume de informações nunca antes visto e de uma forma fácil, o que pode trazer confusão e indecisão para o consumidor nos momentos em que precisa tomar uma decisão de compra. O influenciador digital, no papel de líder de opinião, traz uma praticidade para seus seguidores, já que se coloca como fornecedor de informações importantes, de certa forma especializada, sobre marcas, produtos e serviços. A partir daí, questionamos: como se consolida a imagem de um influenciador digital como marca? Como se dá o desenvolvimento de seu nome em uma marca própria? O objetivo geral deste estudo é compreender de que maneira as postagens da influenciadora digital Mariana Sonmcim contribuem para a consolidação de uma marca que leva o seu nome. Os objetivos específicos são contextualizar o aparecimento das redes sociais, onde ocorre a transformação do usuário tradicional em gerador de conteúdo; refletir sobre o conceito de marca neste ambiente, descrevendo de que maneira os conteudos produzidos no ambiente digital contribuem para a consolidação da marca; analisar as mensagens postadas no Instagram da Influenciadora Digital Mariana Sonmcim, e investigar como ela trabalha seus valores e imagem atrelados às marcas anunciantes para potencializar sua autoimagem, buscando, com isso, faturamento e desenvolvimento de seu nome como uma marca. Para tanto utilizamos como base da construção da metodologia a análise de conteúdo de Bardin. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker e Philip Kotler. Os resultados da análise evidenciam que o alinhamento de valores e imagem entre o influenciador, o conteúdo postado e a expectativa de seus seguidores contribuem para o sucesso do influenciador digital como marca. Mariana, protagonizando uma história de sucesso, inicialmente não planejada, conseguiu criar uma imagem de si, que depois passou a ser planejada. A relevância desse estudo reside na reflexão sobre a comunicação de influenciadores digitais no desenvolvimento de marcas próprias e no uso das redes sociais para o consumo.
- DissertaçãoProcessos de vinculação e redes sociais: um estudo sobre três comunidades de astrologia do Facebook(2019) Heidemann, VanessaEste trabalho tem como tema os processos comunicacionais vinculados em páginas de astrologia da rede social on-line Facebook. A partir da observação das páginas Signos da Zueira, Diva da Astrologia e Horóscopo diário buscamos compreender de que maneira os participantes das páginas interagem, assim como de que maneira a astrologia é veiculada. Como procedimento metodológico utilizamos inicialmente a revisão de literatura para fundamentar os conceitos de comunicação, afeto, vínculo, narrativas míticas, cibercultura, comunidade e internet abordados no trabalho. Norval Baitello Junior, Monica Martinez, Jorge Miklos, Malena Contrera, Míriam Cristina Carlos Silva, Raquel Recuero, André Lemos, Giordano Bruno, Boris Cyrulnik, entre outros, constituem nosso corpo teórico. Para desenvolver a análise das páginas observadas, utilizamos a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Aponta-se para a permanência das narrativas míticas na sociedade contemporânea, pois elas são encontradas em mídias distintas, indicando sua capacidade de agregar pessoas no âmbito on-line, como no caso das páginas investigadas sobre astrologia do Facebook.
- DissertaçãoProdução jornalística para redes sociais digitais: a notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook(2020) Costa, Jenifer NevesEsta pesquisa tem como tema a produção de notícias para redes sociais digitais, com foco no Facebook. Guiamos nossa trajetória através do questionamento: como se dá o processo de produção da notícia em vídeo da BBC News Brasil para o Facebook? Assim, o objetivo deste estudo é observar e descrever as etapas da construção noticiosa da redação brasileira da BBC News. Os objetivos específicos consistem em observar e identificar quais foram as mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias e refletir sobre os fatores que impulsionaram essas alterações. Para alcançar tais metas, adotamos a pesquisa de campo, nos moldes da etnografia, atrelada à observação em campo com entrevistas em profundidade na sucursal BBC News Brasil, em São Paulo. A execução da nossa metodologia foi dividida em duas etapas: incursão em campo e, posteriormente, elaboração de um diário de campo com os registros do que foi observado, bem como do que foi relatado pelos jornalistas entrevistados nos momentos de diálogo. O respaldo teórico dessa abordagem metodológica foi elaborado a partir da ideia de observação em campo de Mara Rovida e entrevista em profundidade ou entrevista-diálogo de Cremilda Medina. Para interpretar os dados levantados no trabalho de campo, discorremos sobre os processos tradicionais da produção da notícia a partir de Cremilda Medina, Nilson Lage, Nelson Traquina e Mauro Wolf. O foco dessa reflexão teórica é o conjunto de etapas que conformam a produção jornalística: pesquisa e elaboração da pauta, apuração do fato, entrevista, edição e distribuição. Quanto ao referencial teórico escolhido para abordar a BBC News Brasil, optamos pelos estudos de Laurindo Lalo Leal. Como objeto de análise, identificado como produto da BBC News Brasil observado na pesquisa, escolhemos a produção de vídeos nomeada de “BBC Curtas” cuja particularidade é sua classificação como produto nativo digital criado especialmente para ser veiculado no Facebook. Como resultado da pesquisa, observamos que o processo produtivo jornalístico (prática sociocultural) da BBC News Brasil, no que diz respeito a esse tipo de material nativo digital, engendra etapas que conflitam com a prática jornalística defendida como potencial a ser perseguido pelos autores estudados. Em outros termos, há cada vez mais um favorecimento dos processos tecnológicos digitais, fomentados por bancos de dados cujas informações são geradas a distância, em detrimento da apuração jornalística tradicionalmente embasada pela presença dos jornalistas nos lugares dos acontecimentos noticiados. Com isso, a relevância deste trabalho é a reflexão acerca do aprofundamento na informação e das mudanças nos processos tidos como tradicionais na elaboração de notícias.
- DissertaçãoUma vida em troca de likes: uma análise do canal do Youtube de Taciéle Alcoléa(2020) Campos, Carolina Rocha deEsta pesquisa, inserida na linha de mídias e práticas socioculturais, tem como tema as influenciadoras digitais atuantes nas redes sociais, que se tornam publicamente conhecidas a partir do momento em que expõem as suas rotinas no Youtube. Como recorte, escolhe-se trabalhar com os 10 vídeos com mais visualizações publicados no canal de Taciéle Alcoléa. O estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: De que maneira a exposição da vida privada colabora para Taciéle Alcoléa se tornar uma influenciadora digital? Assim, o objetivo geral é o de investigar o fenômeno midiático das youtubers brasileiras que atingem a fama por conta da exposição de seus cotidianos na rede social. Os objetivos específicos consistem em compreender o contexto da comunicação mediada pela internet; discutir a questão da modernidade e da privacidade na sociedade contemporânea; analisar qual é a representação de mulher sustentada por Taciéle; e refletir sobre a sociedade de consumo e a transformação da própria vida em um produto rentável. Para atingir tais objetivos, utiliza-se como método a análise da materialidade audiovisual para a observação e a interpretação dos vídeos escolhidos. Como referencial teórico, recorre-se à Raquel Recuero e Manuel Castells para tratar da prática comunicacional mediada por uma tela. Para buscar compreender as questões da modernidade e da privacidade na contemporaneidade, faz-se uso dos trabalhos de Anthony Giddens, Richard Sennet e John B. Thompson. Quanto à discussão sobre a mulher brasileira contemporânea, o suporte teórico é Carla C. Garcia, Gilles Lipovetsky e Lúcia Santaella. Finalmente, os autores Zygmunt Bauman, Christopher Lasch e Paula Sibilia contribuem na compreensão acerca da sociedade de consumo e da transformação da vida em um produto. Como resultado, pode-se observar a transformação do eu em mercadoria por meio do reforço de um padrão de representação de mulher de classe média alta. A relevância desse trabalho está em propiciar discussões sobre o que faz uma pessoa ser considerada influenciadora digital na contemporaneidade.