Navegando por Assunto "Reforma do ensino - Brasil"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA avaliação de monitoramento e a materialização das reformas educacionais de caráter neoliberal: Brasil dos anos 90(2004) Spinelli, Daniela Renna MagistriniEste trabalho tomou como objeto os três instrumentos de avaliação de desempenho elaborados pelo Ministério da Educação o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (o extinto Provão). Exemplos paradigmáticos do monitoramento realizado pela esfera do poder central a partir das mudanças na cultura gestionária do Estado - em resposta às demandas de ordem econômica, produtiva, cultural e tecnológica -, esses instrumentos são referidos pelos gestores do sistema educacional como vetor estrategico na condução das políticas públicas para a educação. Verificamos um enorme investimento financeiro e humano em sua aplicação e constante aperfeiçoamento, bem como grandes esforços realizados para garantir sua validação social. Este trabalho, que reconhece a avaliação de monitoramento como ferramenta essencial na nova forma de gestão das políticas públicas, questiona a lógica que a ilumina propondo-se assim a fazer uma avaliação da própria avaliação. Admitimos a influência dos agentes externos (as instituições multilaterais) nas reformas da década de 90 - reformas que tentaram organizar a economia e a sociedade dos países subdesenvolvidos segundo as novas orientações do momento histórico da universalização do capitalismo. Por outro lado, não desconsideramos a opção das autoridades nacionais - cuja participação garantiu uma forma especifica assumida pela condução das reformas neoliberais na educação nacional - por um modelo de desenvolvimento a ser elaborado a partir de fora. Sob uma perspectiva analítica inscrita no materialismo histórico e dialético, esta análise procura elucidar de que maneira as características da avaliação de monitoramento contribuíram para a solidificação dos pressupostos economicistas e mercadológicos na educação, bem como para a construção de novos padrões para a exclusão educacional. Ao mesmo tempo, procura nas contradições que emergem a partir do fenômeno estudado contribuir para um debate que busque alternativas para sua superação.
- DissertaçãoAs reformas educacionais, a apropriação da noção de competências e sua efetiva aplicação pelos professores de uma escola técnica(2007) Pinto, Neucy Donizeti XavierA discussão apresentada nesta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, História, Políticas e Práticas, relacionada com a pesquisa intitulada “Competências e prática social: o trabalho como organizador e estruturador das reformas educacionais brasileiras no Ensino Médio na Educação Profissional de Nível Técnico e sua concretização nas instituições escolares nos primeiros anos do século XXI” sob a responsabilidade de João dos Reis Silva Junior e Celso João Ferretti. Visa identificar e discutir a apropriação e a objetivação da noção de competências pelos professores de uma escola técnica pública de nível médio no Estado de São Paulo. A discussão está ancorada nas modificações ocorridas na produção capitalista ao final do século passado e as novas demandas por formação de trabalhadores, as quais resultaram nas reformas capitaneadas pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e pelo DL 2208/97, hoje revogado pelo DL 5154/04. Num primeiro momento são apresentadas as modificações ocorridas na produção e o novo perfil requerido do trabalhador. Em seguida são discutidas as reformas na educação decorrentes destas novas demandas requeridas e os meios encontrados para solucionar o problema de formação do novo trabalhador. No momento seguinte são apresentadas as análises das entrevistas feitas com os professores, no intuito de determinar as apropriações que estes realizam da noção de competência, e como as objetivam, em seu planejamento de curso e em sala de aula. As categorias para análise das apropriações e objetivações foram desenvolvidas a partir de estudos realizados por Newton Duarte e Agnes Heller sobre o tema. A conclusão das análises sugere que a instituição escolar pesquisada exerce pouca ou nenhuma influência na apropriação da noção de competência mesmo entre os professores do ensino médio que recebem uma carga maior de capacitações. Pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão da influência das propostas da reforma entre os professores do ensino técnico, vários dos quais, além da atividade docente, exercem funções profissionais em empresas privadas, serviço público ou serviços.
- DissertaçãoDocência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica estadual paulista no período 2001-2004(2006) Vieira, Ana Maria ContiEste trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível de Mestrado da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. O trabalho tem por objetivo a verificação de como os professores se apropriaram das propostas de reforma da Educação Profissional de Nível Técnico desencadeada no Brasil na segunda metade da década de 1990 e conseqüentemente como as objetivam em suas práticas. Propusemo-nos investigar como as apropriações e objetivações referidas ocorrem em no curso de Administração de uma determinada escola estadual de Ensino Técnico de Nível Médio, levando em consideração apenas uma das práticas do professor: a elaboração do Plano de Trabalho Docente. Partimos do suposto que esse Plano é uma prática na qual o professor objetiva as variadas apropriações que realizou a respeito da referida reforma. Para este estudo utilizamos vasta bibliografia documental e entrevistas efetuadas com um grupo de professores, do curso investigado. A escola está situada em uma cidade do interior paulista e que apresenta um vasto parque industrial e uma grande oferta de serviços. Essa escola faz parte de uma Rede de escolas técnicas estaduais, com unidades em todo o território do Estado. Utilizamos como base teórica os autores Agnes Heller e Newton Duarte. A escolha desses autores dá-se pelas contribuições que oferecem, tomando a obra de Marx e Lukács como principais bases e tendo como tema as categorias trabalho e formação. Os autores Heller e Duarte trabalham com as categorias apropriação, objetivação e cotidiano que nos ajudam na análise dos dados desta pesquisa. Como resultado da pesquisa efetuada, consideramos que os professores se posicionam contrários ao novo modelo de ensino, embora não tenham conseguido, de fato, apropriar-se das objetivações efetuadas pela reforma educacional, não o implementando em suas práticas.
- DissertaçãoLeitura e escrita: análise de uma proposta de avaliação por competências e habilidades(2007) Maruci, Fátima Aparecida de SouzaO tema abordado por esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, pretende investigar e problematizar os efeitos, a validade e a legitimidade de uma avaliação elaborada com base nas noções de competências e habilidades, buscando analisar se a prova de Leitura e Escrita do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP), 2º ano do período noturno, corresponde com os descritores propostos na matriz de habilidades, considerando os propósitos desse modelo de avaliação. Este trabalho pretende contribuir com a problematização de práticas avaliativas que têm como base a formação por competências e habilidades, enquanto forma de adequação da educação escolar às demandas do capital. Primeiramente, o texto aborda as relações entre educação escolar, conhecimento e as reformas educacionais instauradas ao final da década de 80 e início de 90, procurando compreender as propostas reformistas traduzidas nos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBD). Busca entender a adesão ao ideário da avaliação como controle, regulação e racionalidade no contexto da denominada educação por competências e habilidades. A seguir discute as políticas e as práticas de avaliação desde a sua gênese, procurando contemplar os processos de apropriação e de objetivação da leitura e da escrita. Na última parte é apresentada uma análise da prova objetiva de Leitura e Escrita do SARESP, demonstrando que a matriz de habilidades com base na qual a prova é elaborada, não condiz com as questões apresentadas. A pesquisa é de cunho documental e bibliográfico, circunscrevendo-se ao campo da pesquisa qualitativa em educação escolar, referenciando-se nas contribuições de Britto, Dias Sobrinho, Duarte, Geraldi, Popkewitz, Ramos e outros. O itinerário desenvolvido demonstra que esse processo de avaliação de prática de leitura e de escrita tende a esvaziar a formação do indivíduo.
- DissertaçãoPráticas docentes no ensino por competência em um curso de turismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2006) Serpa, Esmeralda MacedoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas por professores do Curso de Turismo de uma Escola Técnica Estadual localizada em um dos municípios do interior de São Paulo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, doravante citado como CEETEPS, supondo-se que tais práticas derivam das apropriações/objetivações que fazem da reforma do ensino técnico, mediadas pelas apropriações/objetivações que o CEETEPS realizou com relação a essas reformas. Procurou-se investigar se as práticas docentes privilegiaram ou não o ensino por competência, conforme consta nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional, bem como as razões que os levaram a orientá-las para uma ou outra direção. Os procedimentos de pesquisa adotados consistiram no levantamento e leitura de documentos, observação de aulas, na realização de entrevistas, bem como na análise dos dados obtidos, cobrindo temas relacionados à implementação da reforma do ensino técnico. Os dados foram discutidos considerando os debates sobre a formação por competências e sua inspiração pelo CEETEPS. Os resultados levaram a constatação de que os professores trabalham inseridos em um cotidiano criado por eles mesmos como alternativa, sem aplicar a legislação no que tange a pedagogia do ensino por competências, talvez por desconhecê-la. Para os professores que necessitam atuar desta forma, os planos de trabalho docente são documentos burocráticos, elaborado apenas para cumprir as normas de instituição. Palavras-chave: ensino técnico, competências, plano de trabalho, educação profissional, prática docente.
- DissertaçãoTrabalho docente e a reforma educacional no limiar dos anos 90 do século XX(2011) Vieira, Cleonice MariaEsta pesquisa tem por objetivo investigar e problematizar a relação dos docentes com os documentos oficiais, em decorrência de um provável quadro dicotômico entre a prática formal e a real. É freqüente deparar-se nas escolas, com um cenário didático pedagógico que não se enquadra ao viés metodológico preconizado pela diretriz educacional da reforma de 1996, o que revela incoerências entre os procedimentos adotados pelos docentes do ensino médio de História e as orientações dos documentos oficiais. Essa situação coloca em suspenso a representatividade destes documentos em relação ao fazer docente e, conseqüentemente, à produção de saberes junto aos discentes. A pesquisa buscou saber se houve mudanças teóricas e empíricas em decorrência da implantação da reforma educacional. Teria a nova normatização educacional influenciado o fazer docente? Em que medida? Pergunta-se: Qual seria a representatividade dos documentos oficiais, oriundos da LDB nº 9394/96, para o fazer pedagógico do docente da disciplina de História atuante no ensino médio? O campo de investigação e problematização da pesquisa está delimitado aos docentes de instituições escolares da Diretoria de Ensino da Região de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. O estudo procura encontrar possíveis inconsistências das práticas pedagógicas em relação ao atual contexto político-educacional, assim como, vislumbrar a representatividade dos documentos oficiais e da própria reforma. Para tal, recorreu aos próprios termos do texto oficial e buscou tecer diálogos com as concepções teóricas e dados provenientes da pesquisa de campo. Após a realização da pesquisa constatou-se que o teor dos documentos oficiais em si, tem pouca significância ao fazer pedagógico do docente, os poucos que o consultam o fazem esporadicamente, de forma extremamente pragmática, atrelada a cultura profissional e a própria formação inicial e continuada oferecida ao estudante e docente em exercício.