Navegando por Assunto "Reforma do ensino - São Paulo (Estado) - Brasil"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoProposta curricular do Estado de São Paulo: algumas implicações no trabalho docente(2010) Hand, Catarina AndréEste estudo trata do processo de Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, ocorrido em 2008 e 2009. Envolve os sentidos que os professores atribuem à educação e ao seu próprio trabalho, bem como suas avaliações sobre as condições para realizá-lo e dele retirar satisfações pessoais e sociais. Estarão os professores alinhados a essa nova proposta? Na concepção deles, estará essa nova proposta alinhada aos interesses e necessidades de seus alunos e da sociedade como um todo? Os docentes percebem-se como autores ou co-autores dos cadernos elaborados para aplicação do Currículo Oficial em sala de aula? O objetivo é efetivar um trabalho com relevância social e qualidade científica, que possa vir a contribuir para futuras formulações e implementações de políticas públicas, visando a educação como meio de construção de sociedade justa e democrática. A ênfase foi o da perspectiva do Trabalho do Professor, analisando os fatos colhidos à luz das bibliografias existentes sobre o assunto e de registros encontrados em uma escola púbica estadual, que diz respeito direto ao tema, e entrevistas com dez professores da mesma escola. Conclui-se que os professores estão executando uma política que não foi por eles pensada. Esta, além de doutrinária, emana poder, pois estabelecem as normas, diretrizes, avaliação e controle sobre os conjuntos de atividades nucleares da escola.