Navegando por Assunto "Relações Públicas - TCC"
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- Monografia / TCCAirbnb: relações de confiança na economia compartilhada(2019) Cima, Gabriella de AlmeidaA partir da década de 70, um novo modelo econômico surgiu nos EUA denominado Economia Compartilhada nos Estados Unidos. Contudo, isto gerou novos desafios para os profissionais de comunicação, que buscam diariamente estabelecer relações de confiança com seus públicos. Neste estudo, teve como objetivo identificar o papel das Relações Públicas na construção de confiança entre organizações que atuam no sistema de Economia Compartilhada e seus usuários. Este trabalho apresenta uma revisão teoria sobre os conceitos de Economia Compartilhada, Confiança e Relações Públicas. Em seguida, propõe realizar um estudo aplicado sobre o Airbnb. Conclui-se que a confiança é o principal indicador de qualidade das atividades de Relações Públicas e também fator chave de sucesso das organizações de Economia Compartilhada.
- Monografia / TCCArteterapia e relações públicas para a humanização da comunicação nas organizações.(2022) Madia, Carlos HenriqueEste trabalho apresenta estudos sistemáticos sobre as possibilidades de melhoria da qualidade de vida e das relações humanas dentro dos ambientes organizacionais atra-vés da possível aplicação conjunta do trabalho de profissionais de Arteterapia e Rela-ções Públicas. Tem como objetivo identificar as contribuições da Arteterapia para a atuação dos profissionais de Relações Públicas nos ambientes organizacionais. Para isso, foi produzido um estudo bibliográfico a respeito da Arteterapia e das Relações Públicas e os seus papeis na comunicação organizacional. Foi também realizada uma pesquisa aplicada de natureza exploratória e qualitativa por meio de entrevistas com profissionais de Arteterapia e Relações Públicas. Através de pesquisas bibliográficas, verificou-se que o uso das técnicas de Arteterapia podem construir ambientes harmô-nicos, trabalhando na prevenção e resolução de conflitos interpessoais, bem como na preservação ou desenvolvimento da saúde mental. Ao transcorrer das entrevistas e depoimentos com profissionais das duas áreas em estudo, verificou-se possibilidades na junção das duas ciências para a comunicação e humanização das relações inter-pessoais. Foram criados quadros e tabelas contendo situações nas organizações, onde a Arteterapia pode colaborar para a humanização. Para cada situação, foram sugeridas ações e vivências individuais e através das informações coletadas e aná-lise, constatou-se a real contribuição da Arteterapia para o trabalho conjunto com as Relações Públicas nas organizações.
- Monografia / TCCInteligência emocional e relações públicas: um estudo sobre os estudantes de relações públicas da Universidade de Sorocaba(2022) Góes, Carla Monique de LucenaEste trabalho foi realizado com o objetivo identificar as habilidades de inteligência emocional entre os estudantes de graduação do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba. Foi utilizado um estudo teórico-prático no contexto da formação da graduação em Relações Públicas aplicando a Medida de Inteligência Emocional desenvolvida por Siqueira, Barbosa e Alves (1999). Para isso, realizou- se uma revisão de bibliografia em autores como Goleman (1995), Kunsch (2009) entre outros. Como resultados, no campo da pesquisa bibliográfica constatou-se que a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo utilizar habilidades emocionais para resolver problemas da vida diária, contemplando habilidades de empatia, sociabilidade, autocontrole, autoconsciência e automotivação. No campo das Relações Públicas, verificou-se que este profissional atua por meio da comunicação para estabelecer relacionamentos com diferentes públicos, sendo necessário o uso de inteligência emocional nas suas atividades laborais. Foi aplicado questionário com 58 pessoas de 65 estudantes de Relações Públicas na Uniso, contatou-se que a habilidade de autocontrole é a que precisa ser mais desenvolvida entre os estudantes de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba.
- Monografia / TCCLiderança negra: desafios e oportunidades para a atuação das mulheres no mercado de trabalho de comunicação e relações públicas(2020) Ramos, Samira de Fatima SantosDiante de uma sociedade machista e preconceituosa, esta monografia tem por finalidade compreender os desafios e oportunidades que norteiam a ascensão de mulheres negras a cargos de liderança nas áreas de Comunicação e Relações Públicas. Para tanto, houve a necessidade de realizar estudos teóricos e uma pesquisa aplicada, a fim de compreender de forma assertiva como ocorre a intersecção entre raça, gênero e o mercado de Comunicação e Relações Públicas. Dentre os principais resultados obtidos com os estudos teóricos destacam-se: a importância de movimentos emancipatórios e sociais para a conquista de direitos civis da população negra, as contribuições do empoderamento feminino, a compreensão da historicidade e mercado de relações públicas na atualidade. Já a pesquisa prática reforçou alguns dados aferidos no estudo teórico, a exemplo disso é possível citar o preconceito racial sofrido por mulheres negras em ambientes corporativos. Verificou-se que essa forma de tratamento está relacionada a estruturas organizacionais pautadas em conservadorismo e preconceito racial. Apesar dos resultados negativos a respeito da relação entre o mercado de trabalho e a diversidade, ressaltam-se as contribuições propiciadas pela área de Relações Públicas para a promoção de equidade racial e de gênero na sociedade.
- Monografia / TCCMapeamento dos projetos experimentais do curso de relações públicas da Universidade de Sorocaba: análise de 10 anos de produção acadêmica(2018) Mira, Júlia Izidoro deNo âmbito da graduação em Relações Públicas, a inexistência de um mapeamento sistematizado dos projetos experimentais dificulta na identificação de temáticas recorrentes e de parâmetros que contribuam para a orientação de futuros trabalhos. Pensando nisso, um mapeamento dos projetos experimentais produzidos em 10 anos no curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba foi realizado com o objetivo de delinear o perfil científico e profissional desta produção, bem como o perfil desses projetos também. Algumas das características percebidas foram que grande parte dos Projetos priorizavam pela literatura clássica de Relações Pública brasileira, além disso, também foi possível notar a aproximação cada vez mais visível da profissão com a área de negócios.
- Monografia / TCCO papel das relações públicas e da comunicação nos concursos de beleza: o caso miss Brasil(2020) Souza, Milena Xavier deO culto ao corpo e a beleza, estão cada vez mais banais nos dias atuais, sejam eles na adolescência ou na vida adulta. Esse projeto de pesquisa busca refletir sobre as influências impostas pela sociedade nos padrões impostos nos concursos de belezas. O assunto é relevante devido ao grande número de mulheres que se sentem insatisfeitas com seu corpo, devido padrões questionando a beleza ou início de uma doença? Através disso, realizaremos uma reflexão sobre os riscos que os padrões de belezas influenciam diretamente em possíveis doenças como, obsessão pela imagem corporal e distúrbios alimentares, levando em consideração os riscos que os procedimentos estéticos podem causar. Portanto, o estudo busca discorrer sobre como a atividade de um profissional de Relações Públicas, pode influenciar na atuação destes eventos, assim como na gestão de imagem e representatividade de candidatas com o objetivo geral de identificar o papel das Relações Públicas e da Comunicação na construção do evento do concurso Miss Brasil, estabelecendo estratégias para um trabalho preventivo, auxiliando nosso cliente na prevenção de situações de riscos e reflexão sobre o tema abordado.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a AMCP: organização de automação hospitalar e residencial.(2022) Marques, Camilla Martines; Morais, Hellen Amaral; Cintra, Jade Gotola WilliEste projeto tem como objetivo explanar as etapas do desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para a AMCP, uma organização de automação residencial e hospitalar, localizada na cidade de Sorocaba. Por meio de estudo teórico-prático e de entrevistas virtuais, buscou-se conhecer a organização, o seu setor de atuação, conhecer e mapear os seus públicos de interesse e, também, analisar a concorrência nos setores de automação hospitalar e residencial. Para identificar a satisfação dos clientes, foi desenvolvida uma pesquisa de opinião com os consumidores da empresa. Constatou-se que a organização pode aprimorar suas redes sociais, uma vez que seu principal aliado é a divulgação boca a boca. A partir dos resultados obtidos, foi possível entender as necessidades da organização, desse modo foi proposto uma formalização de um setor de comunicação, assim como melhorar a presença da organização nas mídias sociais. Com base nesses dados, realizou-se um diagnóstico com as problemáticas da organização, sendo assim foi desenvolvido um plano de relações públicas para solucionar as necessidades encontradas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a Artesano's Burger(2022) Stringari, Enzo Simões; Silverio, Gabriely de Oliveira; Veiga, Geovana Rodrigues de Vasconcelos; Moreira, Letícia dos Santos; Herrera, Luisa Caldeira; Ribeiro, Marillia BrefereEsse trabalho tem por objetivo discorrer sobre o projeto experimental de Relações Públicas em desenvolvimento para uma hamburgueria do município de Sorocaba, São Paulo. Serão apresentados os resultados obtidos a partir da coleta de informações por meio do briefing, da análise de públicos, da análise setorial, da pesquisa aplicada aos clientes do Artesano’s Burger e com o cliente oculto. A partir desta análise pode-se desenvolver o diagnóstico onde foi constatado que o foco da comunicação ainda é prioritariamente mercadológico, seus públicos são pouco participativos e a percepção geral do público está pautada na experiência que eles propõem, mas ainda não é transmitida de maneira desejada ao consumidor. Com as ações de Relações Públicas, será possível fortalecer a marca e aumentar ainda mais o impacto mercadológico da organização-cliente.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a escola Chácara Viva a Vida(2020) Fernandes, Bruno Henrique Pornadzik; Oliveira, Laura Nicolli Castilho de; Gomes, Maiara Juliane Silva Sousa; Carvalho, Sabrina Alves Coelho de; Moreira, Taynara Maria de JesusEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Projeto Experimental de Relações Públicas para a Escola Chácara Viva a Vida, e tem como objetivo aumentar o impacto da imagem institucional e da marca da escola, enfatizando os seus diferenciais, tais como a filosofia educacional humanista e a aprendizagem integrada à natureza, compreendendo o perfil, a percepção e o conhecimento dos seus públicos em relação aos serviços prestados. Para tal, após compreender a organização-cliente por meio do briefing, utilizou-se da metodologia de Fábio França (2011) para verificar os públicos que necessitam de maior atenção nas ações de comunicação, e resultou-se nos públicos não essenciais, especificamente em relação ao relacionamento com os sindicatos, e os públicos essenciais de sustentação primária, o que inclui funcionários, professores, prestadores de serviços, pais e alunos. Em seguida, por meio da análise estratégica e do modelo de relações públicas e papel do comunicador, identificou-se a necessidade da aplicação de duas pesquisas de opinião aos 23 funcionários da escola e aos 62 pais dos alunos, para constatar a necessidade de, além de fortalecer a comunicação interna, promover o caráter estratégico, articulado e simétrico de mão dupla na organização por meio das demais ações comunicacionais, articulando-as aos objetivos institucionais e pedagógicos da escola. Com esses dados, realizou-se o diagnóstico das problemáticas existentes bem como um mapa estratégico para identificar as potencialidades da organização-cliente para, por fim, propor um Plano de Relações Públicas envolto de ações objetivando sanar as problemáticas de comunicação existente para melhor viabilização perante seus públicos de interesse.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para à organização Frutamania(2020) Silva, Gabriela Pauletto da; Viana, Giovana Carolina; Pires, Nathali; Theodoro, Vinicius CubaEste projeto tem como objetivo explanar as etapas do desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para a organização Frutamania, localizada na cidade de Sorocaba. Por meio de estudo teórico-prático e de entrevistas presenciais e virtuais, buscou-se conhecer a organização, o seu setor de atuação, conhecer e mapear os seus públicos de interesse e também analisar a concorrência no setor de distribuição de frutas. Para identificar os problemas relatados e identificados através do briefing coletado, foi desenvolvido uma pesquisa de opinião para os colaboradores. A partir dos resultados, entendeu-se que a ausência de políticas de incentivo e de um plano de comunicação para o público interno são um dos principais problemas da organização, assim como a pouca expressão da marca nas mídias sociais. Com base nesses dados, realizou-se um diagnóstico, apontando as problemáticas da organização e desenvolvido um plano de relações públicas para resolver as necessidades encontradas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização O Rei dos Defumados(2021) Pinheiro, Alerryze Glenda; Castilho, Bruna de; Oliveira, Caroline de Almeida; Santos, Guilherme Caíque Epaminondas Andreo dos; Miranda, Milena Magnano; Cruz, Renan Vitor Santos daO presente trabalho apresenta um projeto de Relações Públicas desenvolvido para o restaurante O Rei dos Defumados. O objetivo principal deste projeto é identificar lacunas na área da comunicação tanto interna, quanto externa além de compreender as necessidades mercadológicas e institucionais e assim propor um plano de Relações Públicas com base nos dados levantados e nos objetivos do proprietário. Sendo assim, uma relação entre as lacunas encontradas e os objetivos buscados é possível traçar um caminho para resolução de problemas e estratégias para novos e diferentes resultados. Para isso inicialmente buscou-se conhecer a organização e analisar seus públicos a partir do conceito de stakeholder de Eduard Freeman. Além disso estudou-se o contexto em que o restaurante está envolvido no mercado e suas tendencias e por fim realizou-se uma pesquisa de opinião com o público da cidade de Sorocaba para obter os dados necessários para se compreender qual caminho seguir na resolução dos problemas encontrados na comunicação do restaurante. Os resultados obtidos tem como objetivo contribuir de maneira consistente para a realização do diagnostico, desenvolvimento de planos e ações de Relações Públicas e assim concretizar um plano completo de Relações Públicas unindo assim as teorias com a pratica.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização Oca Burger(2019) Marques, Guilherme; Scapol, Luiza Bellotto; Azevedo, Maria Emilia Cezario de; Carvalho, Pâmela Lima de; Lisboa, Rafaela Fioravanti; Campos, RaianEste trabalho apresenta os resultados do Projeto Experimental de Relações Públicas em desenvolvimento para a hamburgueria Oca Burger. Tem como objetivo propor um Planejamento de Comunicação que auxilie a organização-cliente no relacionamento com seus diferentes públicos por meio da Comunicação Dirigida. Inicialmente, buscou-se conhecer a empresa e analisar os seus públicos, a partir da perspectiva da gestão dos stakeholders de Edward Freeman (SILVA, MORATTI, 2013). Após, estudou-se os macroambientes e o setor da organização e realizou-se uma pesquisa de opinião com 483 pessoas para conhecer o perfil dos consumidores de hambúrguer de Sorocaba, onde, verificou-se que os principais consumidores neste segmento são jovens, de classes média e alta, influenciados pelas redes sociais, amigos, familiares e plataformas de delivery. Com esses dados, realizou-se o diagnóstico das problemáticas da organização e um plano de relações públicas objetivando sanar essas problemáticas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização Ranchinho do Turquinho(2020) Silva, Ana Julia Castilho da; Lera, Beatriz Cardoso; Silvestre, Bianca Fernanda; Oliveira, Bruna Cristina de; Tavares, Leticia Araujo; Migorança, RebecaO presente trabalho apresenta o Projeto de Relações Públicas desenvolvido para o restaurante Ranchinho do Turquinho. Teve-se como objetivo identificar lacunas na área da comunicação, bem como entender as suas necessidades mercadológicas e institucionais e, consequentemente, propor um Plano de Relações Públicas com o intuito de melhorar o relacionamento com os seus públicos por meio da Comunicação Dirigida. Para isso, inicialmente, buscou-se conhecer a organização e analisar os seus públicos, a partir da perspectiva de Lucien Matrat (apud SIMÕES, 1995). Em seguida, estudou-se as tendências do macroambiente em que a organização está inserida e por fim, realizou-se uma pesquisa de opinião com as pessoas que frequentam o local para identificar o perfil de seus consumidores e entender os motivos pelos quais o escolhem. Os resultados obtidos contribuíram para a realização do diagnóstico, mapa estratégico e o desenvolvimento das ações de comunicação e relações públicas, articulando a teoria e a prática.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para o Centro Cultural JF Estúdio Musical(2022) Silva, Ariadne Francischinelli Corrêa da; Fornaciari, Giovanna Bronzato Galhardo; Santos, Josué de Oliveira; Antoniali, Katieli Petenon; Oliveira, Tauane Júlia Bueno deO presente trabalho apresenta as etapas de desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para o Centro Cultural JF Estúdio Musical, tendo como principal objetivo de entender as necessidades mercadológicas, internas e institucionais para assim propor um Plano de Relações Públicas. O projeto teve início por meio de um briefing com a organização-cliente identificando a necessidade de alinhar a sua identidade institucional. Na sequência, por meio da metodologia de Matrat trazida por Simões (1995), constatou-se que os principais públicos a serem trabalhados são os de opinião, ou seja, influenciadores, universidades e meios de comunicação, ressaltando a necessidade de reforçar a imagem da empresa. Em seguida, por meio de estudos do setor e da concorrência verificou-se que oferecer um estúdio musical pode ser um diferencial para o Centro Cultural JF. Por meio de duas pesquisas de opinião, uma com o público geral de Sorocaba e cidades circunvizinhas e outra com os clientes do Centro Cultural JF, constatou-se que 80% da população visita espaços culturais, porém desconhecem a organização-cliente. Além disso, 62% conheceram o Centro Cultural JF por meio de indicação de amigos e a maioria gostaria que a organização realizasse mais eventos. Com isso, conclui-se que ações de relações públicas são necessárias para alinhamento da identidade e fortalecimento da imagem da organização-cliente perante seus públicos. Com isso foram propostos três programas de Relações Públicas para a organização cliente, sendo o primeiro o Programa RePense com o objetivo de revisar os elementos gráficos que representam o Centro Cultural JF, zelando pela coerência mesmo diante de eventos atípicos, o segundo o Programa ReIntegre, que visa a preservação da organização cliente nos meios on-line, e o terceiro o Programa ReInvente, que estimula uma nova forma do Centro Cultural JF se relacionar com o público externo. Por fim, conclui-se que o plano de Relações Públicas contribuirá para o fortalecimento da cultura no município de Sorocaba, assim como o aumento da visibilidade e reconhecimento do centro cultural diante dos seus públicos de interesse.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para o Parque Tecnológico de Sorocaba(2018) Bernardini, Bruna Machado; Rocha, Laura Liz Miyr Alves da; Oliveira, Lucas Lucena de; Arruda, Monick Ueiny Mello; Lopes, Wellington AraujoEste trabalho consiste na elaboração de um Projeto Experimental de Relações Públicas para o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), tendo como objetivo contribuir para que ele seja referência no estímulo da cultura de inovação e do desenvolvimento sustentável de Sorocaba e região. O projeto teve como ponto de partida a realização de um briefing, seguido da análise dos públicos, estudos do setor, das tendências e a aplicação da pesquisa de opinião com a comunidade. Com base nas informações obtidas, foi possível confirmar o desconhecimento da população em relação às atividades do PTS e a necessidade de ampliar o relacionamento com outros públicos de interesse por meio de um plano estratégico de Relações Públicas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para o restaurante #Kibedohassib(2021) Prado, Beatriz Marques; Tellini, Gabriella Cristina Almeida; Cardoso, Gustavo Henrique; Passutti, Natália Buzinelli; Vieira, Vanessa Cristina PaladiniEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Projeto Experimental de Relações Públicas para o restaurante #KibedoHassib, e tem como principal objetivo fortalecer a marca e a harmonia no relacionamento com os públicos de interesse. Para isso, buscou-se entender a organização-cliente por meio do briefing, onde se constatou seu perfil humanitário. Na sequência, a partir da metodologia de Grunig (2007) identificou-se que os funcionários e os consumidores estão entre os públicos ativos. Produziu-se ainda-se a análise SWOT (KOTLER; KELLER, 2000), identificando a sustentabilidade e o modelo de negócio fast casual como oportunidades de mercado. Um levantamento com 171 consumidores que seguem a organização cliente no Instagram revelou que estes se importam com marcas com apelo social e sustentável. Por fim, desenvolveu-se um diagnóstico e, a partir dele, um plano de relações públicas com o propósito de sanar as problemáticas identificadas, destacando o caráter inovador do cliente e seu perfil empreendedor, bem como propondo a estruturação da comunicação e do seu modelo de negócio para que se torne escalável.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Madá Bar Brasileiro(2019) Lima, Audrey Proença de Souza; Emboaba, Natália Cruz; Fonda, Thaisa de SouzaEste trabalho apresenta os resultados de um Projeto Experimental de Relações Públicas em desenvolvimento para um bar balada localizado na cidade de Sorocaba . Realizou se um estudo da organização Madá Bar Brasileiro, seguido do mapeamento dos públicos, estudo do mercado de casas noturnas e levantamento de opinião com 260 pessoas, a fim de verificar o perfil e o comportamento dos frequentadores de bar balada em Sorocaba. Verificou se que jovens solteiros, influenciados pelos amigos e redes sociais, são os principais frequentadores e consideram o preço da entrada e dos produtos fatores decisivos na escolha do lugar. Concluiu se que as redes de relacionamento dire tas e mediadas pelas mídias digitais devem fazer parte das ações de comunicação voltadas para as casas noturnas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Madá Bar Brasileiro(2019) Lamarca, KaiqueEste trabalho Bibliográfico e de Estudo de Caso apresenta os resultados de um Projeto Experimental de Relações Públicas desenvolido para uma casa noturna localizada na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas pertinentes ao embasamento teórico dessa pesquisa, para em seguida realizar-se um Estudo de Experimental na organização Madá Bar Brasileiro, a partir do mapeamento dos públicos, estudo do mercado de casas noturnas e uma análise do principal canal de comunicação do Madá com os seus frequentadores, o Facebook. Concluiu-se, por fim, que as redes de relacionamento diretas e mediadas pelas mídias digitais devem fazer parte das ações de comunicação voltadas para as casas noturnas, adotando uma linguagem padronizada em relação aos tipos de públicos presentes e com poder de influencia nas atividades da casa noturna. Produzindo, ao final, uma campanha com o objetivo de aprimorar a comunicação com os frequentadores e outros públicos do Madá Bar, foco deste estudo.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS)(2019) Miranda, Beatriz Negrini; Leite, Beatriz Rocha; Santos, Jéssica da Silva; Asevedo, Luciely Nayara Rodrigues de; Luz, Talissa Kênia Cará daCom o objetivo de elaborar um Projeto Experimental de Relações Públicas para o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), realizou-se um estudo teórico-empírico sobre o setor museal. Além da coleta de informações sobre a instituição, a análise dos seus públicos (PERUZZO, 2007) e um levantamento de opinião com 402 pessoas, para conhecer os hábitos de consumo de arte e cultura em Sorocaba, o estudo contou com a elaboração de um diagnóstico, mapa estratégico e desenvolvimento de um plano de Relações Públicas para o MACS. Constatou-se que a maioria dos pesquisados raramente frequenta museus e desconhece o MACS; sendo a internet e as redes sociais os meios mais utilizadas para obter informações sobre arte e cultura. Concluiu-se que as atividades de Relações Públicas poderão contribuir para ampliar o relacionamento com os parceiros reais e potenciais e expandir o acesso à arte e cultura ao público beneficiário.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Yoshi’s Japanese Food(2018) França, Bárbara Camille de; Pita, Carmem Soares Vargas; Soares, Estefânea Correa; Moizes, Keith da Silva; César, Paola da SilvaO presente trabalho tem como objetivo propor soluções de relações públicas para a organização-cliente (Yoshi’s Japanese Food), articulando teoria-prática. Para alcançar este objetivo, busca-se ter a real compreensão das principais características da empresa, considerando seu interesse e necessidades de comunicação e entender as tendências do mercado em que atua. Além disso, para identificar a necessidade de compreender a interação da empresa com seus públicos e avaliar a visibilidade da marca no ambiente digital, foi realizada uma análise de conteúdo das postagens nas redes sociais do cliente. Os resultados contribuíram para a elaboração do diagnóstico e do mapa estratégico. Identificadas as lacunas de comunicação e as potencialidades da organização, foi possível desenvolver um conjunto de ações de comunicação e de relações públicas coerentes com a realidade do cliente.