Navegando por Assunto "Robótica - Estudo e ensino (Pós-graduação)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoTecnologias envolvidas e competências necessárias na robótica da quarta revolução industrial: a atuação de instituições de ensino superior na geração do conhecimento necessário ao roboticista(2020) Garcia Netto, AntonioA dinâmica, motivação e produtividade desejada nas indústrias, comercio e serviços pode ser obtida com o auxílio da tecnologia, em particular com a utilização da robótica e dos conceitos e tecnologias descritos na Indústria 4.0. A robótica teve início na Terceira Revolução Industrial com a robótica antropomórfica e em seguida com os robôs móveis AGV – Automated Guided Vehicle. No presente trabalho, se analisam as tecnologias, e os conhecimentos e habilidades necessárias para o profissional roboticista atuar nessa robótica industrial. A evolução é apresentada com os robôs autônomos. Na Quarta Revolução Industrial ou Industria 4.0 a robótica autônoma é apresentada como um dos seus pilares tecnológicos. Partindo da análise das tecnologias envolvidas nas três primeiras Revoluções Industriais chega-se a um grupo de tecnologias que fazem parte da robótica autônoma com destaque para a Inteligência Artificial e a Conectividade. Com o objetivo de identificar o que está sendo proposto no ensino da robótica, fez-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, em 50 cursos ou disciplinas de robótica apresentados por instituições de ensino superior, em níveis de graduação e pós-graduação, realizada em Universidades e Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Foram verificadas a linha de atuação, seus componentes e matérias. Na sequência identificou-se aqueles que tem sua abordagem mais voltada a robótica autônoma. O resultado está na proposta de um conjunto de disciplinas que formam a estrutura básica para um curso de pós graduação nessa nova robótica. As matérias a serem desenvolvidas em cada disciplina são apresentadas no quadro final deste trabalho. Elas não esgotam o assunto em si, mas fornecem o caminho do conhecimento e da habilidade necessária aos roboticistas para atuarem dentro das premissas da robótica da Quarta Revolução Industrial.