Navegando por Assunto "Sentidos e sensações"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel Bras em destaque(2016) Candiotto, Rafael FalconiO tema da nossa pesquisa está na interface entre comunicação e gastronomia e tem a produção do chef Michel Bras como foco, sendo guiada pela pergunta: Como se dá a comunicação da sensorialidade com a culinária do chef Michel Bras? Assim, compreender processos de comunicação da sensorialidade na gastronomia constitui o objetivo geral da pesquisa, enquanto identificar a relação entre gastronomia e as mídias; explicitar a concepção de gastronomia inerente à produção do chef Michel Bras e descrever e avaliar aspectos que propiciam o desenvolvimento dos sentidos no intérprete são os objetivos específicos. Para alcançar tais objetivos serão utilizados as seguintes estratégias metodológicas: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica de cinco imagens (representações visuais), na perspectiva da semiótica peirciana, que constam no livro Bras: Laguiole Aubrac, de 2002, agrupadas em cinco categorias: Entrada, Sopa, Peixe, Carne e Sobremesa; análise temática de quatro vídeos disponibilizados no Youtube e do documentário Step up to the Plate. Entre os autores que compõem a fundamentação teórica destacamos Franco, Flandrin e Montanari e Carneiro para tratar da gastronomia; Debord, Lipovetsky e Serroy, Sodré e Maffesoli, entre outros, para refletir sobre a midiatização da gastronomia e Santaella, para análise semiótica das imagens, acrescentando-se Aumont e Marie, para análise temática dos vídeos e do documentário. Avaliar o potencial de imagens, que constam do corpus anunciado, na ressignificação da gastronomia constitui a importância desta pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.
- DissertaçãoConstrução e comunicação da sensorialidade: objetos do mobiliário criados pelos irmãos Campana em foco(2015) Dias, Luiz TenórioEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção e de comunicação da sensorialidade vinculado ao design, com foco nos objetos do mobiliário criados pelos Irmãos Campana. O corpus da pesquisa é constituído por seis objetos do mobiliário criados por estes designers e por ambientes da internet, com notícias referentes às exposições nacionais e internacionais, divulgadas em jornais ou revistas, que envolvem explicações e críticas relativas ao processo de criação desses designers e imagens dos objetos; imagens de catálogos de exposições; imagens de ambientes das exposições; blogs, principalmente os que se dedicam ao design e à arquitetura, bem como o site oficial dos Irmãos Campana. Com o objetivo geral de compreender como se dá o processo de construção de uma rede propícia ao sensorial com objetos do design, seguem os específicos; identificar aspectos da sociedade da sensação; inventariar os possíveis interpretantes para os objetos selecionados, que corresponde a avaliar o potencial dos objetos (signos) de incitar os sentidos do usuário/intérprete; verificar como se engendram os processos de comunicação dos sentidos gerados com os ambientes construídos na internet e identificar a pertinência destes objetos no contexto da sociedade da sensação. São adotadas as seguintes estratégias metodológicas: análise, na perspectiva da semiótica peirceana das peças do mobiliário; descrições e observações sobre os ambientes da internet, bem como reflexões sobre design e sobre a sociedade da sensação. Entre os resultados, destacamos que os objetos analisados, além dos aspectos qualitativos, que suscitam inúmeras sensações, também exibem múltiplas referências, brincam com o industrializado e o artesanato, bem como se mostram propícios à reflexão sobre o papel da tecnologia e das suas implicações no design e na sociedade, problematizam a relação entre objetos utilitários e estéticos, portanto, são pertinentes à sociedade da sensação. Tratar da comunicação de objetos, incluindo a representação visual destes, pois via internet transformam-se em representações visuais, constitui a importância desta pesquisa.