Navegando por Assunto "Sociedade da informação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous(2017) Souza, Antonio José deA violência que adentra a seara da Comunicação é tema desse estudo que contempla a ação de grupos/tribos ciberativistas/hacktivista, cuja meta consiste em bloquear/romper o funcionamento normal do poder político e econômico em nome de um ideal. A tribo escolhida para exame é o Anonymous, representada num corpus de sua versão brasileira - @AnonBRNews - que abriga duas representações materializadas em vídeos postados no Youtube #OpOlympicHackingCup e # OBoicoteaCopa. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a violência é ressignificada pelo Anonymous no ambiente midiático favorecido pela internet? O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo como a violência se configura nos vídeos dos Anonymous do Brasil e que sentidos produzem, enquanto os objetivos específicos são: a) explicitar a relação entre comunicação e violência; b) apresentar uma tipologia da violência a partir de Žižek, problematizando-a; c) abordar a influência da cultura midiática na constituição de grupos sociais; d) analisar o potencial de sentidos advindos das mensagens – texto e imagem – dos vídeos do Anonymous. Diante disso, a metodologia parte da Documentação Indireta, com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Para um estudo sobre a violência, o trabalho de Slavoj Žižek e Walter Benjamin são o ponto de partida. Para compor esse quadro teórico, os conceitos de Michel Maffesoli vão ajudar a compreender como a violência pode vir a servir como cimento social que unifica a tribo em questão. Para avançar nas questões da organização de grupos na internet, busca-se sustentação nas ideias de Lévy e Jenkins. Para abordar a questão da violência na comunicação humana e midiática, os trabalhos de Rocha e Marcondes Filho são requisitados, finalmente, para analisar as mensagens de texto/imagem nos vídeos do Anonymous, a metodologia ampara-se na semiótica peirceana e na noção do signo ideológico de Bakhtin. Entre os resultados, destaca-se a violência do exercício do poder político e econômico, invisível e normatizada, Tal procedimento visa justamente ressignificar essa modalidade de violência e usá-la como argumentação que visa a uma tomada de posição por parte do receptor das mensagens, que, no caso, seria, manifestar-se contra a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas no Brasil. A relevância desta pesquisa reside na importância da importância do debate sobre a relação entre comunicação e violência, que se dá na pesquisa a partir do tensionamento de conceitos e ideias e cujo objeto de estudos é característico – até sintomático – da época em que vivemos.
- DissertaçãoEscola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação(2008) Petarnella, LeandroEsta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.
- LivroGêneros, diversidades, tecnologias e smart city(2018) Silva, Paulo Celso da; Lopes, Felipe Tavares Paes; Garcia, Wilton; Rovida, Mara Ferreira