Navegando por Assunto "Sociolingüística"
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- DissertaçãoAs diferentes linguagens como relações de poder no cotidiano escolar: linguagem dos filhos de cárceres em uma escola de Iperó(2011) Camargo, José Amilton deO presente trabalho analisou: As diferentes linguagens como relação de poder no cotidiano escolar: Linguagem dos filhos de cárceres na cidade de Iperó. Para tanto, o ponto de partida foi: Quem pode ser considerado responsável pela introdução desse dialeto na sala de aula. A escola, Dr. Gaspar Ricardo Júnior da cidade de Iperó, a sociedade, os responsáveis ou o próprio professor pelo uso constante da linguagem dos filhos de cárceres em sala de aula. No intuito de responder a indagação proposta buscou-se analisar determinados autores que pudessem contribuir com a questão de poder, bem como aqueles que procuram diversificar a metodologia do ensino-aprendizagem através da interdisciplinaridade. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma casa de detenção pública, tendo como foco de análise o discurso dos detentos e consequentemente o discurso de seus filhos, para melhor compreender a comunicação entre eles e procurar um caminho para minimizar a dificuldade encontrada no bojo da escola, já que esses utilizam-se de códigos que não são comuns no cotidiano escolar. Apontam que são inúmeras as razões que contribuem para a prática dessa linguagem e/ou dialeto, a qual tão praticada por muitos segmentos sociais. Então, faz-se necessário uma análise desta linguagem, dos seus praticantes, do entorno e contorno em que ela é difundida. Por outro lado reconhecer que a linguagem do cárcere vem ganhando força na comunicação, na sociedade e principalmente âmbito escolar. A indisciplina escolar, fatores econômicos e emocionais, a falta de limites, a violência e em alguns casos a influência da formação defasada ou tênue de educadores, são os ingredientes para a exclusão do filho do cárcere, por conta de não adequar-se à norma culta. Contudo, essa norma rege o ensino-aprendizagem em todas as modalidades educacionais. Portanto, não podemos ignorar o quanto é importante para a comunicação as diferentes linguagens existentes nos mais diferentes grupos.
- DissertaçãoViolência linguística: na vida e na escola(2005) Silva, Osvaldo Piedade Pereira daEsta pesquisa trata de manifestações de violência praticadas contra falantes de variações lingüísticas marcadas negativamente pelo exercício do poder, que se manifesta também na linguagem e por seus usos. Através da análise de expressões de cotidiano, traz para o debate nas ciências sociais o tema da violência linguística. Optando por não assumir os conceitos usuais utilizados nas abordagens contemporâneas (preconceito e discriminação lingüística) são apresentadas situações em que, no uso da linguagem. sujeitos falantes de variações lingüísticas não reconhecidas por instituições formadoras de opinião são interditados, humilhados, depreciados, ridicularizados, estigmatizados. As conclusões do estudo indicam que a violência linguística apóia-se em um modelo de língua cuja produção é inscrita dentro de quadros sociais marcadamente contraditórios.