Navegando por Assunto "Supervisores escolares"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoReverberações da Lei 4599/1994 na implementação de transformações na supervisão de Ensino no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba, SP: 1994 - 2020(2024) Grosso, Jessimeire Alessandra Domingues CostaO tema dessa dissertação foi a supervisão no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Sorocaba (SME) no período compreendido entre 1994 e 2020 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação”. O problema de pesquisa foi: como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba durante o período estudado? O objetivo geral da pesquisa consistiu em demonstrar a atuação da supervisão no SME de Sorocaba sob a influência das políticas educacionais municipais ao longo dos anos de 1994 a 2020. Dessa forma, foram elencados três objetivos específicos: apresentar o desenvolvimento histórico da supervisão no município de Sorocaba, na perspectiva da legislação; analisar a súmula de atribuições do cargo de supervisor de ensino prevista na Lei nº 4.599/1994, que estabelece “o quadro e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba”; e identificar as transformações das políticas públicas educacionais, implementadas pelos governos no SME de Sorocaba ao longo do período estudado, que influenciaram a atuação do supervisor. A pesquisa foi organizada por meio de levantamento e análise de diversas fontes documentais necessárias para o estudo do tema. Para isso, foi realizado o levantamento da legislação municipal dentro do recorte cronológico estudado que normatiza o cargo de supervisor; de documentos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, que versaram sobre as lutas referentes à conquista de direitos relacionados a supervisão; de notícias e de publicações da época, tais como editais, resoluções e pareceres. Além disso, durante todo o processo, foi realizada a pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de livros e artigos consultados nas plataformas das bibliotecas da Universidade de Sorocaba (UNISO), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Scientific Electronic Library Online Brasil (SciELO). A partir da presente investigação, foi possível entender como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no SME de Sorocaba durante o período elencado.
- DissertaçãoSupervisão do ensino: do discurso oficial à humanização no espaço escolar(2005) Costa, Maria José Antunes Rocha Rodrigues daOs Termos de Visita dos supervisores de ensino foram os instrumentos de análise neste estudo, que teve como objetivo identificar o conteúdo humanizante desses documentos. A pesquisa utilizou uma amostra composta de vinte e quatro Termos de Visita. Esse número foi obtido a partir da técnica de redução de duzentos e trinta e nove documentos de cinco escolas estaduais de ensino médio, da cidade de Sorocaba, São Paulo, relativos ao período de cinco anos entre 1999 e 2003. Decidiu-se pela metodologia de natureza qualitativa, utilizando seis categorias de análise: coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance e apreciação. Os dados revelaram que, apesar de alguns desacertos encontrados nos Termos de Visita quanto à priorização de aspectos burocráticos, foi possível verificar que os supervisores exerceram um trabalho relevante na rede estadual de ensino, no sentido de melhoria da educação escolar, nas escolas de ensino médio pesquisadas. Conclui-se também que um trabalho escolar voltado para a humanização implicará na maximização da reflexão coletiva da supervisão de ensino, tanto com seus pares como com a equipe escolar.
- TeseSupervisão pedagógica de ensino: o inspetor escolar primário em Sorocaba entre 1931 e 1974(2016) Bugni, Marco AurelioO objetivo desta tese foi investigar e analisar a atuação dos inspetores escolares do ensino primário em Sorocaba, São Paulo, no período de 1931 a 1974. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental, contemplando a análise: da legislação paulista do cargo de inspetor escolar, dos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, dos relatórios das delegacias regionais de ensino, dos Termos de Visita dos inspetores e das atas de reuniões pedagógicas mensais de três grupos escolares. A análise documental foi feita em registros do período de 1931 a 1974 e verificou-se que os inspetores escolares atuaram orientando pedagogicamente os professores e diretores de escola. Porém, a partir de 1966, essa orientação pedagógica reduziu rapidamente, até o seu desaparecimento na década de 1970. Os termos de visita foram documentos privilegiados nas pesquisas acadêmica sobre inspetores escolares, mas, desde o seu surgimento legal não tiveram como intento registrar a atuação de orientação aos professores. Em contrapartida, as atas de reuniões pedagógicas mensais revelaram-se valiosos documentos para a pesquisa da atuação dos inspetores escolares na orientação dos professores. A atuação dos inspetores escolares foi analisada através da categoria gramsciana de intelectuais orgânicos.