Navegando por Assunto "Surdos - Educação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação de surdos: anotações de uma professora surda(2005) Alves, Teresa Cristina Leança SoaresA educação inclusiva proporciona muitos questionamentos e pesquisas investigando sua implantação na rede regular de ensino, são levantados problemas com a capacitação de professores, recursos ambientais, equipe de apoio, enfim reflexões para tentar atingir os objetivos da inclusão em atender a todos os alunos na escola com qualidade, Essa dissertação procurou investigar a temática da inclusão a partir do ponto de vista de alunos surdos. Acreditando que a aproximação com realidades diferentes possibilitam um melhor entendimento e conseqüente melhor trabalho pedagógico, este presente trabalho, procurou retratar a identidade do surdo, recriar uma experiência como aluna e professora surda e analisar a fala de alunos que em sala de aula expressam sobre a escola. A autora busca mostrar através de suas anotações um comparativo desta determinada educação inclusiva com a relação social e ideológica dos Deficientes Auditivos e Surdos, mostrando a realidade vivida e enfrentada todos os dias pela Comunidade Surda, pelos professores das escolas estaduais e municipais do município de Sorocaba. A análise desta pesquisa permitiu descobrir as mudanças e resistência sobre a educação dos Deficientes Auditivos e Surdos que através da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases constata-se a suma importância do progresso nítido que vem ocorrendo intelectualmente na sociedade mesmo percebendo alguma falta de apoio e regulamentações da Lei. Foi possível refletir que professores e escola em geral necessitam conhecer quem são os Surdos, não apenas centrar nas suas diferenças, mas reconhecer nos alunos Surdos suas diferentes personalidades, entender dois mundos o de Ouvintes e o dos Surdos, o trabalho na escola é incluir, o que significa utilizar de todos os recursos para que a interação e aprendizagem ocorram, é de responsabilidade da escola e do poder público realizar mudanças estruturais, administrativas e pedagógicas para que efetivamente inclusão ocorra.
- DissertaçãoEducação especial na rede pública do Estado de São Paulo: o processo de inserção no ensino de libras(2020) Fogaça, Isabel Cristina AlmeidaO trabalho aborda a inserção da LIBRAS no Atendimento Educacional Especializado e a influência na construção do currículo bilíngue em escolas estaduais no Estado de São Paulo. Recupera a história das perspectivas sobre a deficiência no mundo e no Brasil, igualmente a constituição da educação especial como uma modalidade. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados que a introdução da LIBRAS no atendimento especializado gerou no restante do sistema educacional a qual está inserido. Os caminhos metodológicos envolveram uma natureza básica e aplicada, a abordagem do problema foi qualitativa e descritiva utilizando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho foi possível observar que a projeção e a efetivação do currículo bilíngue dependem de muitos personagens que compõe a escola inclusiva.
- DissertaçãoO processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar(2006) Taraborelli, Marli AparecidaEste trabalho apresenta uma investigação com alunas surdas, que vivenciaram o cotidiano educacional em escola regular de ensino, ou seja, participaram do processo de inclusão da educação infantil até o ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi compreender o que essas alunas dizem sobre a escola, como expressam suas experiências no ensino regular e quais os aspectos importantes por elas destacados nas relações escolares. Propor a escuta dessas alunas surdas inseridas no cotidiano escolar, pode oferecer subsídios para nortear discussões e ações de profissionais envolvidos com a questão do processo de inclusão na escola. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizado como procedimento de investigação encontros com atividades planejadas para proporcionar a discussão e expressão de opiniões e sentimentos com relação as experiências escolares, foram coletados dados por meio da escrita, desenho, dramatização, troca de papéis e atividade plástica, e também dados pessoais, da história familiar e de diagnóstico da surdez, assim como tratamento e história escolar, obtidos em prontuários da instituição em que recebem acompanhamento, todo procedimento de pesquisa foi autorizado pelas pessoas envolvidas na investigação em acordo com o comitê de ética. Os dados de prontuário forneceram um perfil das alunas surdas, todas com apoio familiar e institucional, e freqüências em escolas de ensino regular. Os relatos e expressões das alunas revelaram experiências reais por elas vivenciadas em situação escolar e a análise das expressões das alunas, apontaram para a necessidade de relações de apoio, amizade, apresentaram sentimentos de isolamento e dificuldades nas relações com amigos e professores. Relataram a dificuldade na aquisição de conhecimento acadêmico, pela postura do professor em desenvolver o seu trabalho sem o devido entendimento de alternativas pedagógicas e tecnológicas que poderiam ajudar o surdo. As alunas dessa presente pesquisa, enfocaram mais as questões de amizade, como fator importante para o processo de inclusão na escola.