Navegando por Assunto "Tempo - Administração"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO tempo de ensinar do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental(2008) Brusaferro, MariângelaEste trabalho faz uma reflexão crítica sobre o tempo que os professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de Sorocaba têm para se dedicar à função de ensino e aprendizagem na sua prática cotidiana. Para isto investiga as relações concretas do cotidiano entre instâncias superiores da Secretaria de Educação (SEDU), seus órgãos intermediários nas escolas e a prática docente, para entender o grau de autonomia de que os professores desfrutam na realidade escolar para a função de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico a investigação se orienta por duas estratégias distintas e complementares: 1- efetua o registro e análise de dados relativos aos projetos implantados nas escolas municipais de Sorocaba; 2- se orienta pelos dados obtidos da aplicação de um questionário nos professores da escola pesquisada, tendo em vista o conhecimento de suas opiniões acerca do tempo real de que desfrutam para a função de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista mais geral a investigação conclui pela existência de uma sobrecarga ao trabalho docente decorrente dos inúmeros projetos emanados das orientações da SEDU.