Navegando por Assunto "Terapia ocupacional"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba(2003) Brançam, Gisleine ScatenaEste trabalho reflete sobre a formação do terapeuta ocupacional na condição pós- moderna. Segundo a Resolução CNE/CEs no.6/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional é necessário garantir ao aluno aspectos direcionados a crítica, a reflexão e a consciência do papel do terapeuta ocupacional enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto à comunidades e agrupamentos sociais. Assim, esta pesquisa, com abordagem qualitativa, visa verificar se o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba contribui para a formação de profissionais cientes da realidade humana na condição pós-moderna. Em diversas disciplinas do curso ocorreram vivências com alunos. Estas serviram de instrumento para analisar como os alunos percebem os temas tratados, além de mobiliza-los para reflexão e crítica, assim escavando nas relações escolares a construção do conhecimento. Os resultados indicam: vantagens quanto ao uso de vivências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem; tensão entre a formação do aluno com base na racionalidade cognitivo instrumental caracterizada pela informação da técnica e a formação com ênfase nas racionalidades estético-expressiva e moral-prática; ênfase dos alunos na importância da crítica, do uso da ética e da necessidade em dar continuidade ao processo de formação profissional na condição pós-moderna.
- DissertaçãoO material e a atividade enquanto intermediários das interações grupais(2000) Silvano, Rita de Cássia Gianolla MirandaO potencial artístico da criança geralmente sofre um corte quando ela entra na escola fundamental e passa a ser estimulada mais especificamente para o uso da linguagem escrita. Estimular o potencial artístico é vital para a ampliação da capacidade de interação com o mundo. Este estudo buscou analisar o papel da atividade como intermediária das interações entre as crianças reunidas em grupos que manipulam e interagem com materiais artísticos. Partimos da contextualização histórica do ensino de artes no Brasil, acompanhando sua trajetória até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que propõe o ensino de artes permeando todo processo de ensino-aprendizagem na educação. A população estudada foi constituída por crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental e que tinham entre sete e oito anos. Para estabelecermos uma análise comparativa, focamos três grupos distintos constituídos de quatro crianças cada grupo. Um grupo foi composto por crianças que estudavam em escola particular, outro em escola pública estadual e o último por crianças que freqientavam, em horário extra escolar um Centro de Integração Social. A cada criança dos grupos foi oferecida uma caixa montada com materiais artísticos. Ao longo de três sessões elas eram estimuladas a manipular o material e a construir algo. As semelhanças e diferenças entre os grupos foram analisadas sob dois enfoques: 1) das crianças as interações que ocorreram entre as crianças e com o adulto, o papel do material como intermediário nas relações, as construções que realizaram. 2) das mães, buscando seu depoimento sobre a importância da atividade artística na vida dos seus filhos. Os resultados mostram a importância do material artístico como facilitador no desenvolvimento global da criança, das interações estabelecidas entre elas e o adulto; e da importância da formação do adulto que trabalha com a criança num momento em que as artes se inserem como área permeando o processo educativo.
- DissertaçãoOs jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 5 a 6 anos(2000) Florio, Sandra ReginaEntendendo o brincar como fator primordial na construção do conhecimento e desenvolvimento global da criança, este trabalho buscou verificar as habilidades envolvidas em jogos e investigar a interação social das crianças nesse processo. Para isso, foram selecionados alguns jogos infantis e aplicados a 6 grupos de crianças de 5 a 6 anos, alunos de uma escola particular da cidade de Sorocaba - SP. As etapas para a realização deste trabalho foram: estudo teórico acerca do assunto pesquisado (que acompanhou todo o processo), aplicação dos jogos e filmagem dos mesmos, observação das filmagens, descrição dos jogos, adaptação de um roteiro para análise das habilidades, análise dos jogos, definição e identificação das habilidades envolvidas e considerações sobre a dinâmica dos grupos. Os resultados obtidos a partir das análises realizadas permitiram: analisar o potencial dos jogos para o desenvolvimento da socialização da criança; identificar as habilidades envolvidas nos jogos estudados; observar como se processam as interações sociais das crianças. As análises realizadas podem ser aplicadas a uma grande quantidade de jogos, com crianças de outras faixas etárias para que se possam adquirir, assim, mais informações acerca do brincar, do desenvolvimento infantil e da socialização da criança.