Navegando por Assunto "Violência na escola - Prevenção"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoNarrativas ficcionais e discursos sobre a violência no cotidiano escolar(2004) Silva, Alexandre de FreitasO presente trabalho tem, por objetivo, discorrer sobre as várias formas de manifestação da violência nas escolas e, paralelamente, apresentar conceitos fundamentais para a sua discussão. Serão abordadas várias teorias que perpassam pelo tema, observando os diferentes pontos de vista sobre o ser humano em seu cotidiano e que vive esta violência. Por fim, é discutida a arte como uma forma de minimizar a violência nas escolas e uma metodologia proposta.
- DissertaçãoViolência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP(2010) Boni, Pedro Luiz DalA pesquisa contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violência no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre, existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na primeira parte da pesquisa discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deva ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Na segunda parte examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra-SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violência ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.