Pós-Graduação Stricto Sensu
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação Stricto Sensu por Assunto "Acidentes - Prevenção"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA segurança do trabalho como premissa na preservação do meio ambiente: apresentação de uma ferramenta para monitoramento dos potenciais riscos de acidentes ambientais nas organizações(2016) Silva, Marcilio Ferraz daHistoricamente o meio ambiente, desde os primórdios, vem sofrendo com a ação do homem. Ao acompanhar a evolução desta relação até os dias atuais, observam-se grandes descobertas que mudaram o comportamento humano e sua forma de viver, e ao mesmo tempo, os impactos causados ao meio ambiente. O desenvolvimento das tecnologias e das indústrias foi o principal fator desta tendência. Dando um salto na linha do tempo, pode-se afirmar que Revolução Industrial acelerou os impactos negativos gerados pelo homem ao meio ambiente. Os acidentes ambientais catalogados da década de setenta até os dias de hoje, em todo o mundo, demonstram a fragilidade que as organizações possuem na segurança do processo produtivo, existe muito que se melhorar, não só na segurança industrial, mas também no atendimento as emergências. Os acidentes industriais sempre serão uma preocupação, podendo provocar danos imensuráveis a todo ecossistema. Estes acidentes, além dos impactos ambientais, causam prejuízos financeiros denigrindo a reputação da organização junto a sociedade. Os sinistros são considerados infortúnios inesperados e indesejados, porém, se houve a ocorrência, fica evidente a necessidade de haver uma sistemática para identificar a vulnerabilidade no processo produtivo e de desenvolver um plano emergencial, com objetivo de mitigar ou minimizar os impactos ambientais. Objetiva-se então, neste trabalho, desenvolver esta metodologia utilizando-se requisitos legais aplicáveis, uma vez que uma organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para monitorar e medir regularmente as características principais de suas operações que possam ter perigos e riscos, bem como impacto ambiental significativo. Serão utilizadas legislações aplicáveis e vigentes no país para identificar os potenciais riscos de acidentes e consequentemente impactos ao meio ambiente. Desenvolver uma metodologia de identificação dos riscos, sistemática de inspeção e resposta a eventuais emergências que possam ocorrer. Espera-se que este trabalho seja a base para o desenvolvimento de um ERP-Enterprise Resource Planning (software) de Gestão de Riscos, onde qualquer organização, possa implementar, acompanhar e identificar de forma eficaz os potenciais riscos do seu processo.
- DissertaçãoProposta de um modelo dinâmico de gestão de saúde e segurança no trabalho baseado em indicadores e etapas(2018) Antonio, João RonaldoAtualmente tem-se observado nas médias e grandes empresas uma preocupação cada vez maior em relação à necessidade de reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais, seja por causa de fatores econômicos, como custos e perdas envolvidos, seja por questões éticas e sociais. Por outro lado, a área de segurança do trabalho nunca teve o mesmo foco de aperfeiçoamento dos seus métodos e processos em comparação com áreas como a da qualidade e àquelas que se envolvem diretamente com o aumento de produtividade. Embora muitas empresas busquem ter um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional certificado em uma norma reconhecida internacionalmente, a certificação de um sistema de gestão por si só, não traz melhorias robustas e sustentáveis nos resultados de prevenção de acidentes da empresa, devido a ausência da cultura de prevenção. A proposta deste trabalho foi apresentar um modelo de sistema de gestão de SSO baseado em uma estrutura em etapas e indicadores reativos e preventivos, onde a passagem por cada uma das etapas representasse um avanço na cultura de prevenção da empresa. Construiu-se para isso um modelo de sistema de gestão estruturado em etapas e indicadores, onde indicadores e metas mínimas foram estabelecidas e avaliadas, aliadas a maturidade e robustez na utilização de metodologias de sustentação de um sistema de gestão de SSO. Os resultados foram embasados em estudos de caso, de modo a evidenciar a robustez do sistema proposto. O modelo proposto neste trabalho é uma alternativa para as empresas terem um sistema de gestão com uma estrutura baseada em pilares que sustentam a eficiência do mesmo, onde poderão ter uma noção clara da relação entre o nível de implantação do sistema versus resultados atingidos e sua consistência.
- DissertaçãoProposta para o gerenciamento de desastres tecnológicos por meio da perspectiva do Sistema de Comando de Incidentes(2017) Perez, Rubens CésarDesastres tecnológicos, tais como explosões, vazamentos e incêndios, associados à produção, armazenamento e transporte de produtos químicos perigosos tem ocorrido com preocupante frequência nos últimos anos. Como a contenção dos efeitos desse tipo de desastre depende de uma rápida articulação entre profissionais dos setores público e privado, em especial entre técnicos de agências ambientais, bombeiros civis e militares, a resiliência das instalações industriais e do meio ambiente afetados por esses desastres depende de forma significativa que todos os envolvidos estejam previamente preparados e conhecedores dos procedimentos operacionais a serem adotados. A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória sobre o tema, este trabalho propõe elementos de integração e sinergia operacional para o setor privado, no sentido de otimizar e potencializar a utilização de uma doutrina direcionada ao gerenciamento de desastres própria do Sistema de Comando de Incidentes, em conjunto com os corpos de bombeiros militares do Brasil, fomentando a difusão e aplicabilidade dos diversos códigos e normativas relacionadas à proteção contra incêndios e emergências, para uma ação coordenada e autossustentada, que promova a potencialização das competências na preservação das vidas, proteção do meio ambiente e minimização dos diversos impactos econômicos relacionados com esses desastres.