Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Monografia / TCCRelato de experiência: pesquisa de movimentações corporais com base nas intensidades musicais(2023) Buzatto, Nicolle De OliveiraEste Relato de Experiência é uma Pesquisa Ação sobre o processo de desenvoltura de uma aula vinculada à linguagem da Dança, com registros e análises pessoais de acordo com os resultados experienciados durante o programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES1 para a UNISO2. Atuando como residente bolsista por este programa, as aulas foram realizadas na Escola Estadual Izabel Rodrigues Galvão3, aos cuidados da preceptora Jessica Molina4. Por conta de algumas divergências na organização escolar, as aulas ocorreram entre as turmas do 1° ano e, por fim, o 4° ano, tendo como estrutura principal a BNCC5 e a Abordagem Triangular6 como sistema de aplicação para os conteúdos em aula.
- Monografia / TCCA influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar(2023) Montoya, Bianca PetruceA presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.
- Monografia / TCCA experiência da dança-teatro no ensino fundamental: anos iniciais(2023) Fonseca, Ingrid StefanyEsta pesquisa foi realizada com duas turmas de Ensino fundamental – anos iniciais e tem como objetivo levar o ensino da dança-teatro para a escola de forma acessível, didática e lúdica, se adequando às normas e exigências da Base Nacional Comum Curricular e tornando a experiência dos estudantes mais interativa e divertida. Esta proposta sugere que os conceitos e estética da dança-teatro de Pina Bausch sejam aplicados no contexto escolar através das metodologias de Rudolf Laban, com mímica, e de Viola Spolin, com jogos teatrais.