Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Monografia / TCCEscape room como estratégia metodológica no ensino da geometria(2022) Villalba, Giovanna Buzzetti; Pastorello, Nathalia BustoEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica inovadora no ensino de conteúdos matemáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica buscamos identificar os benefícios das metodologias ativas na perspectiva da Educação Matemática fundamentadas em D’ Ambrosio (2021), Esquivel (2017) e Aiub (2020). Elaboramos um Escape Room tendo as relações geométricas e o cotidiano dos alunos como orientação principal, aplicamos nas turmas de 6º e 9º anos de uma Escola Estadual da cidade de Sorocaba e mostramos toda a sequência didática e os resultados obtidos. A relevância desta pesquisa está em contribuir com os educadores matemáticos no ensino desta ciência de modo que o aluno seja o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no método investigativo e na construção do conhecimento.
- Monografia / TCCCálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidade(2022) Rodrigues, Andréia RibeiroO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema cálculos de áreas de figuras planas, especificamente a introdução das expressões numéricas, voltada a alunos do 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem lúdica pautada no processo de aprendizagem indutivo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos norteadores são: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os autores Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D’Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006). Para desenvolver a sequência didática fundamentamo-nos nas habilidades e competências da BNCC e metodologias lúdicas que possibilitem ao aluno a construção das expressões por meio da composição e decomposição das figuras geométricas. A proposta é relevante para o ensino da matemática pois apresenta uma possibilidade de ensinar conceitos matemáticos de Geometria através da experimentação, investigação e ludicidade dando ênfase a criatividade.