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Produção de corpos dóceis: uma análise das práticas de disciplinamento e vigilância na escola

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Data

2009

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Essa dissertação de mestrado tem como objetivos analisar os mecanismos disciplinares em seus diferentes componentes (vigilância, distribuição dos espaços; estrutura da sala de aula; controle do tempo; interdição dos espaços e o controle do ir e vir; normas e valores relacionados à conduta dos alunos; atuação dos inspetores de alunos e bedéis), identificar sua inserção na escola, sobretudo, no que diz respeito ao limite de sua atuação e arbitrariedade. Tudo isso ao longo de uma trajetória histórica, confirmada ainda nos tempos atuais. O trabalho tem por hipóteses a ideia de que, em nome da formação e da segurança, se exerce um controle e uma sujeição permanente à população escolar frente aos mecanismos disciplinares e de vigilância. E que, a escola em sua trajetória histórica, utiliza de procedimentos disciplinadores afinados aos conceitos de cada época e aos modelos ideais de disciplina e de comportamento. A partir dessas hipóteses o texto procura refletir sobre a necessidade da escola fazer uso de todo um aparato disciplinador em seu cotidiano, e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato. Tem como referencial teórico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar; Bauman, e seus estudos sobre as mudanças de paradigmas sociais da experiência individual humana e sua história; Deleuze, com os conceitos de sociedades de controle; Taborda, e as experiências sobre a educação corporal na escola, e outros, que contribuem significativamente com a pesquisa. Desenvolve como metodologia de pesquisa empírica, as técnicas de entrevista oral e individual realizada com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular de Sorocaba; e a técnica de grupo focal, junto a professores de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa de campo dão suporte à análise das questões levantadas. Pela trajetória da dissertação constata-se que os recursos disciplinares estão evoluindo em técnicas cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade. Conclui-se também que diversos mecanismos disciplinares usados pela escola não estão sendo suficientemente eficazes na questão do cumprimento às regras, pois não impedem as ações que burlam o disciplinamento.


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