A floresta e a escola: as representações sobre a biodiversidade dos/das estudantes de farmácia
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Resumo / Abstract
Os/As estudantes de farmácia possuem uma relação com a biodiversidade? Como a biodiversidade da floresta está presente no espaço cirscunscrito de natureza reinventada do laboratório? Quais influências a biodiversidade exerce durante o processo educacional da formação destes profissionais?São as perguntas que norteiam esta pesquisa. O laboratório como espaço de formação e de vivência da profissão farmacêutica constrói uma rede de conhecimentos a partir da biodiversidade sob o discurso do conhecimento científico que não privilegia os conhecimentos tradicionais das florestas. As florestas como reduto da megabiodiversidade funcionam como um grande laboratório natural onde as culturas constroem seus aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais. As representações sobre a biodiversidade constituem um pilar da formação dos estudantes de farmácia enquanto profissionais ligados diretamente à megabiodiversidade, cujo papel social começa a ser delineado e a uma identidade que ainda está em formação num movimento que engloba a saúde e o meio ambiente na construção de seus conhecimentos. A educação ambiental contribui para uma fundamentação na constituição do paradigma ambiental da biodiversidade.