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A produção de sentido da transexualidade na telenovela A força do querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura

Data

2018

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem como tema a transexualidade na telenovela A Força do Querer da Rede Globo, guiada pelo questionamento: quais são os sentidos produzidos por esta telenovela sobre a transexualidade? Assim, o objetivo principal deste estudo é entender a representação da transexualidade na telenovela e, para isso, nossos objetivos específicos consistem em entender as relações de gênero e seus desdobramentos para a experiência transexual; discutir sobre o papel da telenovela na cultura brasileira; e entender os sentidos produzidos a partir da representação e do discurso por esta telenovela sobre a transexualidade. Para alcançar tais objetivos, utilizamos o instrumento analítico do Circuito da Cultura, desenvolvido por Paul du Gay et al. (1997), que identificam cinco processos distintos – produção, representação, identidade, regulação e consumo – na construção dos sentidos e dos significados que permeiam as práticas sociais. A partir desses cinco eixos respectivamente, estudamos o modo como a autora da telenovela, Glória Perez, produz suas narrativas, com base no conceito de “autormodelo” de Umberto Eco (1994, 2005) e, assim, analisamos a estrutura narrativa da telenovela segundo o esquema narrativo proposto por Todorov (2011) e Gancho (2006). Nos eixos seguintes, analisamos o discurso da telenovela sob as bases teóricas dos estudos de gênero de Judith Butler (2003) e dos estudos sobre a transexualidade de Berenice Bento (2006), para então, identificarmos os significados atribuídos na representação da telenovela sobre as relações de gênero e a transexualidade, e perceber, dessa forma, que identidade transexual a telenovela construiu. No eixo regulação, traçamos os programas da emissora que abordaram a questão da transexualidade, como uma maneira regulatória de reforçar o discurso sobre a transexualidade. E, por último, observamos os índices de audiência que a telenovela alcançou. Concluímos que a telenovela é um produto midiático importante para o entendimento das questões socioculturais do nosso país, possibilitando refletir sobre a transexualidade e questões LGBT. Apesar de construir uma identidade transexual dentro de um enquadramento estereotipado, o discurso da telenovela se coloca favorável às diferenças identitárias, outrora, excluídas desse mesmo espaço representacional.


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