O curso de ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana: (1931-1950)
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Oliveira, Marivaldo de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:49Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:49Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A pesquisa se propõe pensar o Curso de Ferroviários mantido e gerido pela Estrada de Ferro Sorocabana nos anos 30 – 50 e, as repercussões por ele provocadas uma vez que sua instalação estava voltada para as necessidades da ferrovia, para a produção e para o mercado. A urgência de formação de mão de obra especializada à época levou à consolidação do preparo dos jovens, atitude muito comum hoje, as indústrias e grandes empresas, se dedicam elas mesmas, a capacitar os trabalhadores. A pesquisa aponta na direção do entendimento da formação humana a que se propuseram aquelas práticas de capacitação dentro do contexto histórico, nas articulações políticas e de gestão da Educação Profissional e Tecnológica que aconteciam no Brasil durante aquele período em que começavam a se vislumbrar outras possibilidades ligadas à economia e formação para o trabalho. A pesquisa foi realizada através de consultas a arquivos históricos da Ferrovia, de atas e documentos dos Sindicatos ligados ao setor, jornais da época e outros documentos pertencentes ao acervo do Gabinete Sorocabano de Leitura, além de registros particulares pertencentes de famílias da época. A finalidade foi identificar as especificidades dos cursos, as habilidades que se propunham formar, os conteúdos programáticos propostos, as bibliografias, as metodologias de ensino adotadas, as formas de avaliação e os pré-requisitos para o acesso dos dados, dos registros e das experiências. Como ainda é possível contato com ex-alunos e pessoas que exerceram ou receberam influência da Escola de Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana em Sorocaba, as compilações se apresentam sob uma análise comparativa das diversas fases da instituição, com a utilização de diversas ferramentas e suportes bibliográficos. Reportou-se na contextualização, aos pensamentos de Alberti, Ciavatta, Taylor e Ford, como a análise dos métodos usados para a preparação de trabalhadores e sua capacitação em relação ao tempo utilizado e à qualidade de execução das tarefas. Além da similitude da época com os dias de hoje, a pesquisa evidencia o atrelamento às exigências determinadas pela política e pela economia. Apresenta, portanto o Curso dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana enquanto elemento de formação profissional de jovens da cidade de Sorocaba e de cidades da região. | pt |
dc.description.abstract | The research that suggests thinking about the Course of Rail maintained and managed by Sorocabana railroad in the ‘30s, and the repercussions caused by it since its installation was directed to the needs of the railroad, for production and the market. The urgency need for training of skilled labor the season has led to the consolidation of the preparation of young people, attitude very common today, the industries and large enterprises, are dedicated themselves, to empower workers. The research points towards the understanding of human development to which those practices proposed training within the historical context, joint management policies and Technological Education that took place in Brazil during that period that began to envision other possibilities connected the economy and job training. The research was carried out through consultations with the historical archives of the Railroad, minutes and documents of Unions related to the sector, newspapers of the era and other documents belonging to the collection of Sorocabana’s Reader Cabinet, as well as private records belonging to families of that era. The purpose was to identify the specific characteristics of the courses, the skills that they proposed form, the content of courses proposed, the bibliographies, the teaching methodologies adopted, the forms of assessment and the pre-requisites for access of the data, of the records and experiences. How it is still possible to contact ex-students and people who received the influence of the Sorocabana’s Railway School in Sorocaba Railroad, the builds are presented in a comparative analysis of the various stages of the institution, with the use of various tools and media bibliographic. Reporting in the context, thoughts Taylor and Ford, as the analysis of the used methods for the preparation of workers and their training in relation to the time and the quality of execute the tasks. Besides the similarity of nowadays, the research highlights the connection of determined requirements by politics and economics. In his research seeks to present the course of the Rail Railroad Sorocabana as an element of vocational training of young people in the city of Sorocaba and other towns. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/600 | |
dc.subject | Ensino profissional - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Formação profissional - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Educação - História - Sorocaba (SP) | |
dc.title | O curso de ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana: (1931-1950) | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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