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O ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky (2021-2022)

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Data

2022

Tipo de documento

Dissertação

Curso



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Resumo / Abstract

Este estudo trata da orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sobre o componente curricular ensino religioso e como ocorreu sua Aplicação na Escola Municipal Matheus Maylask”, entre os anos 2021-2022. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Esta é uma pesquisa documental bibliográfica, onde a revisão bibliográfica objetivou a compreensão do percurso legal e escolar traçado pelo Ensino Religioso nos diferentes períodos da História do Brasil: colonial, imperial e republicano. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção e a orientação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. A leitura e estudo da BNCC buscou a compreensão da concepção e orientação deste componente curricular, em específico, na sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. Foram analisados o percurso legal e o atual conjunto de leis vigente que normatizam o ensino religioso escolar. Foram observadas mudanças ocorridas na concepção deste componente curricular na legislação e na sua aplicação escolar à atual concepção adotada pela BNCC. O ensino religioso sofreu mudanças de concepções, passando do confessional, interconfessional ao atual ensino do respeito e acolhimento à pluralidade religiosa do Brasil. A partir do currículo paulista, dos documentos oficiais da Secretaria da Educação de Sorocaba, do Projeto Político Pedagógico e dos registros dos professores, buscou-se compreender a aplicação do ensino religioso na Escola Municipal Matheus Maylasky da Rede de Ensino Municipal de Sorocaba com vistas à observação da atual LDB, que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa e veda qualquer forma de proselitismo.


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