Repositório Institucional da UNISO
 

O ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky (2021-2022)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Responsável

Orientador(es)

Sandano, Wilson
Professor

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo trata da orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sobre o componente curricular ensino religioso e como ocorreu sua Aplicação na Escola Municipal Matheus Maylask”, entre os anos 2021-2022. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Esta é uma pesquisa documental bibliográfica, onde a revisão bibliográfica objetivou a compreensão do percurso legal e escolar traçado pelo Ensino Religioso nos diferentes períodos da História do Brasil: colonial, imperial e republicano. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção e a orientação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. A leitura e estudo da BNCC buscou a compreensão da concepção e orientação deste componente curricular, em específico, na sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. Foram analisados o percurso legal e o atual conjunto de leis vigente que normatizam o ensino religioso escolar. Foram observadas mudanças ocorridas na concepção deste componente curricular na legislação e na sua aplicação escolar à atual concepção adotada pela BNCC. O ensino religioso sofreu mudanças de concepções, passando do confessional, interconfessional ao atual ensino do respeito e acolhimento à pluralidade religiosa do Brasil. A partir do currículo paulista, dos documentos oficiais da Secretaria da Educação de Sorocaba, do Projeto Político Pedagógico e dos registros dos professores, buscou-se compreender a aplicação do ensino religioso na Escola Municipal Matheus Maylasky da Rede de Ensino Municipal de Sorocaba com vistas à observação da atual LDB, que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa e veda qualquer forma de proselitismo.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item