Repositório Institucional da UNISO
 

Educação de tempo integral: entre entraves e possibilidades

dc.contributor.advisorBoschetti, Vania Regina
dc.contributor.authorCaiuby, Bianca Barrochelo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:23Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:23Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA pesquisa Escola de Tempo Integral busca nos fundamentos e na história da educação elementos que possam responder à necessidade de uma intencional e efetiva ação socialmente integrada que venha representar uma contribuição ao processo de democratização da educação. O trabalho reflete sobre o sentido da educação em tempo integral por meio de fundamentações históricas e da experiência concreta. Esta apresenta o contexto de escola integral possível e, vislumbra o significado dos seus processos educativos para todos que vivenciam a experiência e entendem que essa escola tem mais que um horário estendido, tem sua responsabilidade estendida também. Oscilando entre o passado, o presente e o futuro a fim de costurar a pesquisa, o texto cruza fundamentações, e, traz à tona indagações e análise do que houve, o que se tem e o que se pretende com essa proposta educativa. Justifica-se a pertinência do estudo pelo desenvolvimento da educação em tempo integral sob a perspectiva histórica que permite conjugar o passado com a proposta de uma sociedade realmente educativa. Como problema de pesquisa para guiar a investigação, formula: Quais são as possibilidades e os entraves das escolas de educação em tempo integral atualmente? Quais são as hipóteses e vivências relatadas pelos professores sobre a proposta de educação em tempo integral do estado de São Paulo? Os objetivos específicos buscam: apontar as bases legais da educação em tempo integral e entender como se tem realizado políticas públicas para a implantação de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva o texto faz um estudo de caso de uma Escola Estadual de Sorocaba, que aderiu em 2013 a um novo Programa de Ensino Integral. O caminho metodológico desenvolve-se pela pesquisa bibliográfica, pela apresentação de fontes legais e pelo estudo de caso de uma escola estadual. A investigação baseia-se principalmente na reflexão dos seguintes autores: Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006,2011), além de documentos oficiais, como legislações e manuais. Quanto às conclusões, pode-se afirmar que a escola de tempo integral apesar de muitos entraves, aponta para as possibilidades de uma jornada escolar expandida, ampliada em suas responsabilidades, com resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno.pt
dc.description.abstractThe research’s theme, Extended Time School, looks into the education’s history and fundamentals in a quest for elements that may indicate the need of a socially integrated action plan focusing on the democratization of education. The essay reaches out to history to understand extended time education, building a live image of the extended time school, seeking for a clear vision of the educational process for involved parties and its implications – such as greater responsibilities. Flowing between past, present and future, the essay mixes different points of view, stimulating questions and thoughts on the evolution of the topic, showing the essence and meaning for such research. In order to guide reflection, the essay inquires: what are the possibilities and limits of existing Extended Time Schools? What are the hypothesis and experiences shared by a sample of teachers who work in the São Paulo State Extended Time School Program? In parallel, analyses the legal foundation for extended time education, looking into how public policies and legislation support the object of research, using as example a State School from Sorocaba that joined the Extended Time Education Program in 2013. The chosen method includes bibliographical research, legal analysis and investigation at the observed School – based on the work of Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006, 2011). As a conclusion, it is safe to say that the Extended Time School, even with limitations, points to an extended scholar journey, with broader responsibilities, that produces tangible results in the teaching-learning process and in the student’s full formation.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/683
dc.subjectEducação integral - São Paulo (Estado)
dc.subjectEducação e Estado - São Paulo (Estado)
dc.subjectPolítica pública
dc.subjectEscolas públicas - São Paulo (Estado)
dc.titleEducação de tempo integral: entre entraves e possibilidades
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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