Repositório Institucional da UNISO
 

A produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho tem como tema o futebol enquanto traço identitário da cultura brasileira, promotor de integração social e disseminador de paixões. A faceta “ídolo-herói” torna este esporte um terreno fértil para a produção de mitos e ritos significativos para asociedade, sobretudo para as crianças. Dado o interesse em verificar a construção dofutebol no universo infantil, tomamos como corpus livros para crianças e a pergunta que se delineia é: como o potencial de sentidos de representações visuais cria um processo comunicacional que traz à tona o futebol? Decorre dessa indagação o objetivo geral de verificar a maneira como esses sentidos são urdidos e, como objetivos específicos, a) contextualizar o futebol nos seus aspectos históricos, culturais e míticos; b) apresentar a imagem, linguagem que compõe a natureza híbrida do livro infantil, sob diferentes pontos de vista: antropológico, comunicacional e c) o aspecto semântico advindo da relação entre texto e imagem nas suas facetas que variam da redundância à informatividade. O método de análise das linguagens visual e verbal presentes no livro infantil está alicerçado na semiótica peirceana, cujo desvelar das camadas de sentido abriga aspectos simbólicos amparados na teoria analítica junguiana. Como resultados, a imagem do jogador de futebol que se depreende das análises da relação palavra e imagem marcada, sobretudo pela complementaridade, revela-se na figura do herói, investido de sentimento de brasilidade, mas eivada de estereótipos, entre os quais o universo machista desponta e se sobrepõe. A relevância deste trabalho está na proposição de reflexões sobre a produção de sentidos de representações visuais/verbais do futebol para a infância, via livros infantis.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item