Repositório Institucional da UNISO
 

A produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças

dc.contributor.advisorSouza, Luciana Coutinho Pagliarini de
dc.contributor.authorFugikauva, Mariana Harumi Segatto
dc.date.accessioned2024-06-11T13:38:33Z
dc.date.available2024-06-11T13:38:33Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o futebol enquanto traço identitário da cultura brasileira, promotor de integração social e disseminador de paixões. A faceta “ídolo-herói” torna este esporte um terreno fértil para a produção de mitos e ritos significativos para asociedade, sobretudo para as crianças. Dado o interesse em verificar a construção dofutebol no universo infantil, tomamos como corpus livros para crianças e a pergunta que se delineia é: como o potencial de sentidos de representações visuais cria um processo comunicacional que traz à tona o futebol? Decorre dessa indagação o objetivo geral de verificar a maneira como esses sentidos são urdidos e, como objetivos específicos, a) contextualizar o futebol nos seus aspectos históricos, culturais e míticos; b) apresentar a imagem, linguagem que compõe a natureza híbrida do livro infantil, sob diferentes pontos de vista: antropológico, comunicacional e c) o aspecto semântico advindo da relação entre texto e imagem nas suas facetas que variam da redundância à informatividade. O método de análise das linguagens visual e verbal presentes no livro infantil está alicerçado na semiótica peirceana, cujo desvelar das camadas de sentido abriga aspectos simbólicos amparados na teoria analítica junguiana. Como resultados, a imagem do jogador de futebol que se depreende das análises da relação palavra e imagem marcada, sobretudo pela complementaridade, revela-se na figura do herói, investido de sentimento de brasilidade, mas eivada de estereótipos, entre os quais o universo machista desponta e se sobrepõe. A relevância deste trabalho está na proposição de reflexões sobre a produção de sentidos de representações visuais/verbais do futebol para a infância, via livros infantis.pt
dc.description.abstractThis work addresses football as an identity trait of Brazilian culture, as a promoter of social integration and disseminator of passions. The facet of the "hero-idol" makes this sport a fertile ground for the production of myths and rites that are significant to society. Due to its capacity to mobilize crowds and to exert a special enchantment in children's universe, the question that generates this research and the corpus that constitutes it are related to such audience: How the potentiality of senses of visual representations creates a communication process that brings up football? Given the interest in verifying the construction of football in the universe of children, we take as the research corpus, children's books; here, book is understood as media. From this question, it derives the general objective of verifying the way such senses are interwoven and, as specific objectives, a) to contextualize football in its historical, cultural and mythical aspects; b) to present the image, which is the language that composes the hybrid nature of children's books, under different points of view: anthropological, communicational and c) the semantic aspect arising from the relation between text and image in their facets that vary from redundancy to informativeness. The method of analysis of the visual and verbal languages presented in children's books is based in Peirce’s semiotics, whose unveiling of layers of meaning harbors symbolic aspects supported by Jung’s analytical theory. As a result, the image of the football player, which is evident from the analyzes of the relation between word and marked image, especially by means of complementariness, is revealed in the figure of the hero invested with a feeling of being Brazilian, tainted by stereotypes, among which the macho universe emerges and overlaps. The relevance of this work lies in proposing reflections on the production of visual/verbal representations of soccer for childhood, through children's books. en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1477
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectComunicação
dc.subjectSemiótica peirceana
dc.subjectImagens do futebol
dc.subjectLivros infantis
dc.titleA produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.description.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação e Cultura
relation.isAdvisorOfPublicationfd7adafc-0707-40fd-a0bb-e7d4dc749740
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryfd7adafc-0707-40fd-a0bb-e7d4dc749740

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
A produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para ciranças.pdf
Tamanho:
3.72 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: