Comunicação e educação na re/construção do indivíduo
dc.contributor.advisor | Schettino, Paulo B. C. | |
dc.contributor.author | Mazzarino, Ana Claudia Araujo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:28Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A pesquisa que realizamos teve por objetivo investigar o papel do docente, como detentor e orientador dos processos comunicacionais em sala de aula e de sua capacidade de percepção sobre as temporalidades individuais de aprendizagem e transformação da autonomia dos alunos, contemplando as possibilidades de reestruturação dos indivíduos situados às margens dos processos de trabalho e consumo da sociedade contemporânea. Foi adotado como recorte um grupo de alunos desempregados, cadastrados pelo Posto de Apoio ao Trabalhador - PAT, em Itapetininga/SP, onde tivemos a oportunidade de ministrar aulas na qualidade de Assistente Administrativo. Atuando como docente única de um curso de 120 horas, observamos e desenvolvemos técnicas adaptadas à realidade educacional e social dos discentes. Para a produção do texto dissertativo utilizamos como corpus teórico, entre outros, principalmente os autores Paulo Freire, Dzvetan Todorov, Alexander R. Luria e Vigotsky. Procuramos analisar a idéia do trabalho na estrutura cultural do homem, transitando na visão de trabalho na Antiguidade Clássica, na Revolução Industrial, na Modernidade e na Contemporaneidade. O segundo capítulo procura contextualizar a Educação Profissionalizante de adultos no Brasil desde a industrialização e suas modificações no decorrer das modificações do sistema de trabalho. Na sequencia buscamos demonstrar um pouco da articulação teórica e das características do grupo, para então propormos as conclusões finais, nas quais buscamos relacionar o quadro apresentado com as teorias propostas. | pt |
dc.description.abstract | The survey we conducted was to investigate the role of the teacher, as adviser and holder of the communication processes in the classroom and his ability to perceive the temporalities on individual learning and transformation of students' autonomy, contemplating the possibilities of restructuring the individuals located on the banks of the processes of work and consumption in contemporary society. It was adopted as a clipping group of students unemployed, registered by Tour Support Worker - PAT in Itapetininga / SP, where we had the opportunity to teach classes as an Administrative Assistant. Acting as sole teacher of a course of 120 hours, observe and develop techniques adapted to the reality of educational and social students. For the production of the text used as dissertative theoretical corpus, among others, especially the authors Paulo Freire, Dzvetan Todorov, Alexander R. Luria and Vygotsky. We tried to analyze the idea of cultural work on the structure of man, passing in view of work in classical antiquity, the Industrial Revolution, and Modernity in Contemporary. The second chapter seeks to contextualize the Vocational Adult Education in Brazil since the industrialization and its modifications during the system modification work. In the sequence we seek to demonstrate some of the theoretical and empirical characteristics of the group, and then propose the final conclusions, in which we seek to relate the table with the theories proposed. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/545 | |
dc.subject | Comunicação na educação | |
dc.subject | Educação de adultos | |
dc.subject | Professores e alunos | |
dc.subject | Socialização | |
dc.subject | Trabalho | |
dc.subject | Trabalhadores - Educação | |
dc.title | Comunicação e educação na re/construção do indivíduo | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1