O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico
dc.contributor.advisor | Vendramini Zanella, Daniela Aparecida | |
dc.contributor.author | Brito, Beatriz Melo de | |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T16:33:00Z | |
dc.date.available | 2025-02-17T16:33:00Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O avanço da tecnologia transformou os hábitos de leitura e os processos de aprendizagem, especialmente entre as gerações mais jovens. Este artigo examina o impacto da leitura voltadas para o contexto escolar e seus papéis na aprendizagem. O objetivo é compreender como a prática de leitura, explorando o trabalho por meio de gêneros, pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas do aluno na educação básica. Também, entender o impacto na compreensão e reflexão do aluno. A pesquisa propõe uma análise em perspectiva dialógica de Bakhtin,1997; Brait, 2006). Teoricamente fundamenta-se em autores como Stetsenko (2018; 2024) e Freire (1968) que apontam o papel da educação no desenvolvimento do pensamento agentivo e crítico dos jovens. O estudo resulta na importância da leitura como uma forma de resistência às ideologias opressoras e a defende como um pilar essencial para a formação de cidadãos conscientes em ambientes de aprendizado moderno. | pt |
dc.description.abstract | The advancement of technology has transformed reading habits and learning processes, especially among younger generations. This article examines the impact of reading within the school context and its roles in learning. The goal is to understand how reading practices, through the increasing use of diverse genres, can influence the development of students' critical skills in basic education. Additionally, it seeks to understand the impact on students' comprehension and reflection. The research proposes an analysis from a dialogic perspective (Bakhtin, 1997; Brait, 2006). It is theoretically grounded in authors such as Stetsenko (2018; 2024) and Freire (1968), who highlight the role of education in developing youth’s agentive and critical thinking. The study underscores the importance of reading as a form of resistance against oppressive ideologies and defends it as an essential pillar for forming conscious citizens in modern learning environments. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1828 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/365 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Letras - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes::Letras | |
dc.title | O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico | |
dc.type | Artigo / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Letras: Português/Inglês | |
relation.isAdvisorOfPublication | e40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | e40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico.pdf
- Tamanho:
- 764.49 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.18 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: