Repositório Institucional da UNISO
 

O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico

dc.contributor.advisorVendramini Zanella, Daniela Aparecida
dc.contributor.authorBrito, Beatriz Melo de
dc.date.accessioned2025-02-17T16:33:00Z
dc.date.available2025-02-17T16:33:00Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO avanço da tecnologia transformou os hábitos de leitura e os processos de aprendizagem, especialmente entre as gerações mais jovens. Este artigo examina o impacto da leitura voltadas para o contexto escolar e seus papéis na aprendizagem. O objetivo é compreender como a prática de leitura, explorando o trabalho por meio de gêneros, pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas do aluno na educação básica. Também, entender o impacto na compreensão e reflexão do aluno. A pesquisa propõe uma análise em perspectiva dialógica de Bakhtin,1997; Brait, 2006). Teoricamente fundamenta-se em autores como Stetsenko (2018; 2024) e Freire (1968) que apontam o papel da educação no desenvolvimento do pensamento agentivo e crítico dos jovens. O estudo resulta na importância da leitura como uma forma de resistência às ideologias opressoras e a defende como um pilar essencial para a formação de cidadãos conscientes em ambientes de aprendizado moderno.pt
dc.description.abstractThe advancement of technology has transformed reading habits and learning processes, especially among younger generations. This article examines the impact of reading within the school context and its roles in learning. The goal is to understand how reading practices, through the increasing use of diverse genres, can influence the development of students' critical skills in basic education. Additionally, it seeks to understand the impact on students' comprehension and reflection. The research proposes an analysis from a dialogic perspective (Bakhtin, 1997; Brait, 2006). It is theoretically grounded in authors such as Stetsenko (2018; 2024) and Freire (1968), who highlight the role of education in developing youth’s agentive and critical thinking. The study underscores the importance of reading as a form of resistance against oppressive ideologies and defends it as an essential pillar for forming conscious citizens in modern learning environments.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1828
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/365
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectLetras - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artes::Letras
dc.titleO impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico
dc.typeArtigo / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseLetras: Português/Inglês
relation.isAdvisorOfPublicatione40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico.pdf
Tamanho:
764.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: