O mundo contemporâneo nas falas de professores e alunos
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Dilela Filho, Gilberto | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:20Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:20Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | As relações de trabalho apresentam em seus discursos, a hegemonia do sistema capitalista, por meio de modelos que priorizam o individualismo e a competição. Tais discursos podem reforçar o poder hegemônico quando ocorre e especialmente no ambiente do ensino superior, na formação de profissionais da área de ciências sociais aplicadas, que se pretende a crítica. Com objetivo de compreender os discursos do mundo contemporâneo, essa dissertação utilizou entre outros referenciais teóricos ligados à sociologia, Bauman e a descrição da modernidade líquida e Deleuze para entender a sociedade do controle. Teve como objetivo específico identificar no ambiente do ensino superior, em cursos de Administração e de Gestão Tecnológica, as falas cotidianas de alunos e professores. Como procedimento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo. Os resultados apontam a incerteza e o medo, individualismo, imediatismo, característicos do mundo contemporâneo. Percebe-se nas falas, uma estreita relação com o comportamento exigido para o trabalhador e para o aluno, com manifestações consumistas contemporâneas e imediatistas de resultados por metas. | pt |
dc.description.abstract | Labor relations have in their speeches, the hegemony of the capitalist system, through models that prioritize individualism and competition. Such discourses can reinforce the hegemonic power, especially when it occurs in the environment of higher education, the training of professionals in applied social sciences, intended to be criticism. In order to understand the discourse of the contemporary world, this dissertation used among other theoretical frameworks related to sociology, Bauman and the description of liquid modernity and Deleuze to understand the society of control. Had the objective of identify higher education environment, courses in Business and Technology Management, the everyday speech of students and teachers. As a research procedure, we used the field diary. The results show the uncertainty and fear, individualism, immediacy characteristic of the contemporary world. It is noticed in the speech, a close relationship with that required for the worker and the student with contemporary consumerist and immediacy of results by demonstrations behavior goals. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/822 | |
dc.subject | Ensino superior - Filosofia | |
dc.subject | Ensino superior - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Formação profissional | |
dc.subject | Ambiente escolar | |
dc.subject | Civilização moderna | |
dc.title | O mundo contemporâneo nas falas de professores e alunos | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1