O paradigma emergente e suas implicações pedagógicas
dc.contributor.advisor | D'Ambrosio, Ubiratan | |
dc.contributor.author | Chicolami, Olivia Cristina Vituli | |
dc.date.accessioned | 2023-04-30T14:23:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-30T14:23:46Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | Este trabalho traça uma análise a respeito de como se processa a educação atual 10 país e em paralelo busca refletir sobre qual é o seu verdadeiro e legítimo papel. Pautado em pesquisas tcóricas sobre o conhecimento, com finalidade de compreender a natureza, universo e próprio ser humano. Através de uma analisa reflexiva e crítica, : autora propõc como objetivo deste trabalho: formação do ser humano integral, um ser dotado de corpo, mente espírito, pautado na etnomatemática, isto é, uma teoria geral. do conbecimento, sob uma visão holística um enfoque. transdisciplinar, algo que vai a encontro_de uma nova tendência da educação, delineada pelo paradigma emergente. Para uma compreensão plena dos temas abordados, a autora percorreu os mesmos caminhos do homem na busca 02 do conhecer e do conhecer-se: uma análise dos paradigmas, suas rupturas o surgimento de um novo paradigma da ciência, denominado paradigma emergente. Citado por inúmeros cientistas, entre eles: Fritjof Capra, em A Teia da Vida (1996); Maria A Candida de Moracs, em O Paradigma Educacional Emergente (2000); David Bohm, em A Totalidade e a Ordem Implicada (1992) c Boaventura de Souza Santos, em Um Discurso Sobre as Ciências (1998); tal paradigma está alicerçado, através de contribuições de várias áreas do conhecimento, ocorridas partir das primeiras décadas do século passado, advindas da física quântica e da teoria da relatividade, da química e da biologia organimística. A autora traça uma análise sobre o que aprender. A partir das descobertas das biociências e das teorias da cognição, ocorrido principalmente nas últimas décadas de acordo Hugo Assmann (1998 e 2001). Maturarna e Varela (1995) e Ilya Prigogine (1996 e 1997), tem-sc que ser humano aprende com toda sua é corporeidade, isto é, entre processos cognitivos e vitais, envolvendo todos os seus sentidos, onde as vivências as do aprendizado pleno assentam-se sobre duas dimensões: o saber e o ser. Dentro desta visão transdisciplinar do que é a vida, aludindo-se O fato de Juc conhecimento é um todo integrado, sendo impossível a sua plena compreensão dentro da limitação do reducionismo disciplinar, tece-se o cenário para análise reflexiva da morfogênese do conhecimento, sendo parâmetro de uma didática pedagógica, com ênfase ao aspecto sócio político. Tendo como metas delinear caminhos serem seguidos para se alcançar o objetivo da educação que é a formação plena do scr humano integral, isto é, fazer aflorar e desenvolver todas as suas potencialidades, para um convívio solidário, num mundo mais harmonioso e feliz. | por |
dc.description.abstract | This work develops an analysis about how the current education is processed in this country and in parallel search to contemplate about which its true and legitimate role is for. Ruled under theoretical researches about the knowledge, with the purpose of understanding the the nature, the universe and the human being. Through a reflexive and critical analyzes, the author proposes as objective of this work: the integral human being formation, who is made of body, mind and spirit, ruled in the etnomathematics, i. c., a gencral theory of the of knowledge, under holistic vision and a transdiscipline focus, something that it is reaching a new trend for education, delineated by the emergent paradigm. For a full understanding of the approached themes, the author has traveled the same path the man took in the search of knowledge and knowing himself: an analysis of the paradigms, of their ruptures and the arrival of a new paradigm of the science, called by the name of emergent paradigm. Mentioned by countless cientists, among them: Fritjof Capra, in A Teia da Vida (1996); Maria Cândida de Mores, in O Paradigma Educacional Emergente (2000); David Bohm, in A Totalidade e a Ordem Implicada (1992) and Boaventura de Souza Santos, in Um as Discurso Sobre as Ciências (1998); this paradigm is based, by the contribution of several areas of the knowledge, happened from the first decades of last century, came from the quantum physics and of the theory of the relativity, the chemistry and the organimistic an biology. The author makes an analysis about what the learning process is. From the bio- sciences discoveries and the theories of the cognition, happened mainly in the last decades (O according to Hugo Assmann (1998 and 2001), Maturarna and Varela (1995) and Ilya Prigogine (1996 and 1997), the human being learns with all body usage, i. c., among cognitive and vital processes, involving all his senses, where the existences of the full leaming settle on two dimensions: to know and to be. Inside of this transdiscipline vision of what itc 1S, pointing the fact that knowledge is an integrated whole complex, it impossible its full understanding of the limitation of the discipline reducionism, it is maden the scenery for the reflexive analysis of the morfogenesis of the knowledge, being parameter of a pedagogic didacticism, with emphasis to the political and social aspect. Copyfish | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/140 | |
dc.language | por | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Educação e meio ambiente | |
dc.subject | Etnomatemática | |
dc.title | O paradigma emergente e suas implicações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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