O cuidado humanizado na perspectiva de docentes de cursos de graduação em enfermagem
dc.contributor.advisor | Drigo, Maria Ogécia | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Fernanda Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:05Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como tema a humanização do cuidado em cursos de graduação de enfermagem, tendo como pergunta norteadora, como se dá a humanização do cuidado em cursos de graduação em enfermagem, segundo a percepção de docentes de disciplinas sobre a saúde da mulher? O objetivo geral é conhecer como se dá a humanização do cuidado durante a formação nos cursos de graduação em enfermagem, enquanto os objetivos específicos são: identificar como a questão da humanização do cuidado se manifesta em planos de ensino de docentes; explicitar concepções de docentes que ministram disciplinas vinculadas à saúde da mulher, sobre práticas que envolvem a humanização e identificar possíveis interferências na formação dos futuros enfermeiros no que se refere a tal questão, a partir de concepções e do que planejam os docentes em disciplinas vinculadas à saúde da mulher. Para alcançar tais objetivos, realizouse uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, integrada à técnica de entrevista (semiestruturada) e à análise documental de planos de ensino dos docentes de instituições do ensino superior da cidade de Sorocaba. A análise envolveu sistematização das entrevistas, que foi apresentada em quadros e usando categorias advindas das falas dos docentes; descrição das diretrizes curriculares e dos planos de ensino e, por fim, interpretação desses dados destacados, permeada pelas ideias de Morin e Giordani, bem como pautadas também nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Enfermagem. Dos resultados destacamos que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário durante a formação, englobar aspectos técnicos pautados nas melhores evidencias cientificas, bem como questões relacionadas ao comportamento, como empatia, ética, comunicação, diálogo e valorização do ser humano, sendo que estes aspectos se relacionam e são essenciais para o cuidado humanizado em Saúde. No entanto, percebe-se que ainda existe antagonismo entre o docente mencionar que a humanização é abordada diariamente no cotidiano da sala de aula sendo que os temas citados nos planos de ensino, predominantemente, tratam de doenças, técnicas e procedimentos. A a educação por trazer reflexões envolvendo a prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado. | pt |
dc.description.abstract | The research objective is The Humanized Care in Nursing Degrees, as a guiding question: How is the humanized care in nursing degrees, from the point of view of women's health professors? The general objective is to know how the humanization of care occurs during training in undergraduate nursing courses, while the specific objectives are: to identify how the issue of humanized care is manifested in professors lessons plans; explain the conceptions of professors who teach subjects related to women's health, about practices that involve humanization and identify possible interferences in the training of future nurses with regard to this issue, based on conceptions and what the professors plan in subjects linked to women's health. To achieve these objectives, a field research was carried out, with a qualitative approach, integrated with the interview technique (semi-structured) and the documental analysis of teaching plans of professors from higher education institutions in the city of Sorocaba. The analysis involved systematization of the interviews, which were presented in tables and using categories derived from the professors' speeches; description of curriculum guidelines and teaching plans and, finally, interpretation of these highlighted data, permeated by the ideas of Morin and Giordani, as well as guided by the National Curriculum Guidelines for the undergraduate Nursing course. From the results we highlight that in general, teachers consider that it is necessary, during training to include technical aspects based on the best scientific evidence, as well as issues related to behavior, such as empathy, ethics, communication, dialogue and appreciation of the human being, being these aspects are related and essential for humanized health care. However, it is clear that there is still antagonism between the teacher mentioning that humanization is addressed frequently in the daily life of the classroom and the subjects mentioned in the teaching plans, predominantly, deal with diseases, techniques and procedures. The research is relevante for education because it brings reflections involving the practice of professors in the training of nurses, which can contribute to the construction of a new look at humanized care. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1077 | |
dc.subject | Enfermagem | |
dc.subject | Enfermagem - Estudo e ensino (Superior) | |
dc.subject | Enfermeiros - Formação | |
dc.subject | Humanização dos serviços de saúde | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | O cuidado humanizado na perspectiva de docentes de cursos de graduação em enfermagem | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1