Beleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.