Repositório Institucional da UNISO
 

O impacto da pandemia no desenvolvimento de vocabulário de estudantes de 4 a 5 anos

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Introdução: Interação entre criança e meio é essencial para desenvolvimento da linguagem. Escola representa inúmeras oportunidades para construção e ampliação do vocabulário. Medidas sanitárias devido à pandemia Covid-19, como isolamento social, afetou profundamente a população infantil. Por consequência do afastamento da escola, Ministério da Educação autorizou substituição das aulas presenciais por on line. Objetivo: Verificar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças na faixa etária de 48 a 71 meses, privadas do convívio escolar devido à pandemia Covid-19. Metodologia: Participaram 69 crianças, de ambos os sexos, com idade cronológica entre 48 e 71 meses. Após aplicar critérios de inclusão, foram avaliadas 56 crianças, sem queixa de alteração de linguagem, estudantes de escolas pública e privada. Foram aplicados, Teste de Linguagem Infantil ABFW – Vocabulário Parte B, para verificar vocabulário expressivo e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, para averiguar vocabulário receptivo. Foram avaliadas 23 crianças de escola privada, 11 meninas e 12 meninos; e 33 crianças de escola pública, 19 meninas e 14 meninos. A análise estatística foi realizada por profissional capacitado. Resultados: Verificouse desempenho estatisticamente significativo superior em oito dos nove campos conceituais avaliados em vocabulário expressivo. No campo “Locais” o desempenho da amostra foi estatisticamente significante inferior ao esperado para a idade cronológica. A amostra apresentou desempenho dentro da média esperada para vocabulário receptivo. Conclusão: as crianças entre 48 e 71 meses apresentaram, após pandemia Covid-19, vocabulário expressivo abaixo do esperado para idade cronológica no campo conceitual “Locais”, apesar de terem apresentado desempenho em vocabulário receptivo dentro da média


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item