A casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Silva, Adilson Januário da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:52Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:52Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Educador/a ambiental: quem é este/a profissional? Como ele/ela constrói suas identidades através de suas experiências em todas suas trajetórias? Casa e escola: que influências exercem em todo este processo? São perguntas como estas que norteiam este trabalho de dissertação. O educador ambiental possui uma história, uma trajetória carregada de vivências que partem de sua “casa”, sua infância, seu mundo particular, passando pela “escola”, pelos espaços públicos, sua convivência com os outros, sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Todo este processo insere este/a profissional em um emaranhado de informações e conhecimentos que estabelecem as “redes de saberes”, por onde trilham e constroem sua vidas profissionais. Baseando-se em autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni, Marília Tozoni-Reis, entre outros, a investigação abarca temas como identidade, casa, escola, redes de saberes, informações e conhecimentos. Uma pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas com educadores ambientais formados na 1a .Turma do curso de especialização em Formação de Educadores Ambientais da Unesp/Campus de Botucatu-SP, nos fornece elementos de trajetórias e experiências reais, para uma fundamentação de nossas bases teóricas. | por |
dc.description.abstract | Environmental Educators: who is this professional? How does he form his identity by experiences along his trajectories? Home and school - how can they affect the process at all? Questions like these lead this work. An environment's professional profile starts at home, in the childhood, at school, social contacts, academic knowledge and it expands along his experiences. Each one of these facts provides an information web that will establish his professional life. Searching knowledges sources as the authors: Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni and Marília Tozoni Reis among others, the investigation embraces subjects as: identity, home, school, knowledge webs and general informations. A serious research with environmental educators majored in the "1st.Group on Specialization in Environmental Educators", Unesp-Botucatu/SP, provides us ingredients of trajectories and real experiences, in order to validate our fundamental principles and theories. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/319 | |
dc.subject | Educação ambiental | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.title | A casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1