Revalidação de conteúdo de instrumento de tempo de tela na infância
dc.contributor.advisor | Alpes, Matheus Francoy | |
dc.contributor.author | Pires, Beatriz de Almeida Pinella | |
dc.contributor.author | Camargo, Izabelly Cristina Silveira | |
dc.contributor.author | Gomes, Nicolly de Assis | |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T13:03:59Z | |
dc.date.available | 2025-01-02T13:03:59Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Introdução: O uso de mídias digitais na infância tem se tornado cada vez mais comum, levantando preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, especialmente em áreas de comunicação e habilidades sociais, sendo o fonoaudiólogo um profissional essencial no acompanhamento destas demandas. Objetivo: Realizar a revalidação de conteúdo do instrumento “Tempo de Uso de Tela na Infância” (TUT). Métodos: Foi realizado um processo de revalidação de conteúdo do instrumento TUT que continha 24 questões (nove na primeira parte e 15 na segunda parte), a partir da avaliação de cinco juízes com experiência em desenvolvimento infantil e elaboração de instrumentos estruturados. A partir de um roteiro de avaliação, diferentes quesitos relacionados a clareza, coesão, itens de preenchimento, formas de resposta, adequação ao público-alvo e aspecto estético foram analisados. O cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi utilizado para avaliar a concordância entre os juízes. Os dados foram analisados quantitativamente (frequência absoluta e porcentagem simples) e qualitativamente (análise de conteúdo). A partir da concordância encontrada entre os juízes para cada uma das questões do roteiro de avaliação, foram realizadas adequações no formato e na forma do instrumento. Resultados: Dentre as juízas, a maioria eram fonoaudiólogas (80%), graduadas entre 2003 e 2020, com titulação de mestre (60%) e doutora (40%), sendo que todas (100%) tinham experiência em atendimento clínico infantil. Os resultados indicaram valores de IVC de 1.0 (100%) em todos os quesitos avaliados. Foram propostas inclusões de novas questões (seis ao total) e nas formas de resposta (inclusão da opção “às vezes”), acatadas pelos pesquisadores. Após a validação, o instrumento conta com 30 questões (09 na primeira parte e 21 na segunda parte). Conclusão: O TUT apresentou resultados positivos em sua revalidação de conteúdo, indicando ser um instrumento válido para a verificação do tempo de uso de tela na infância, podendo ser utilizado por profissionais que atuam na área do desenvolvimento infantil. | pt |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1798 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/338 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Fonoaudiologia - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | FONOAUDIOLOGIA | |
dc.title | Revalidação de conteúdo de instrumento de tempo de tela na infância | |
dc.type | Artigo / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Fonoaudiologia | |
relation.isAdvisorOfPublication | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb |
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