Repositório Institucional da UNISO
 

Revalidação de conteúdo de instrumento de tempo de tela na infância

dc.contributor.advisorAlpes, Matheus Francoy
dc.contributor.authorPires, Beatriz de Almeida Pinella
dc.contributor.authorCamargo, Izabelly Cristina Silveira
dc.contributor.authorGomes, Nicolly de Assis
dc.date.accessioned2025-01-02T13:03:59Z
dc.date.available2025-01-02T13:03:59Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractIntrodução: O uso de mídias digitais na infância tem se tornado cada vez mais comum, levantando preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, especialmente em áreas de comunicação e habilidades sociais, sendo o fonoaudiólogo um profissional essencial no acompanhamento destas demandas. Objetivo: Realizar a revalidação de conteúdo do instrumento “Tempo de Uso de Tela na Infância” (TUT). Métodos: Foi realizado um processo de revalidação de conteúdo do instrumento TUT que continha 24 questões (nove na primeira parte e 15 na segunda parte), a partir da avaliação de cinco juízes com experiência em desenvolvimento infantil e elaboração de instrumentos estruturados. A partir de um roteiro de avaliação, diferentes quesitos relacionados a clareza, coesão, itens de preenchimento, formas de resposta, adequação ao público-alvo e aspecto estético foram analisados. O cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi utilizado para avaliar a concordância entre os juízes. Os dados foram analisados quantitativamente (frequência absoluta e porcentagem simples) e qualitativamente (análise de conteúdo). A partir da concordância encontrada entre os juízes para cada uma das questões do roteiro de avaliação, foram realizadas adequações no formato e na forma do instrumento. Resultados: Dentre as juízas, a maioria eram fonoaudiólogas (80%), graduadas entre 2003 e 2020, com titulação de mestre (60%) e doutora (40%), sendo que todas (100%) tinham experiência em atendimento clínico infantil. Os resultados indicaram valores de IVC de 1.0 (100%) em todos os quesitos avaliados. Foram propostas inclusões de novas questões (seis ao total) e nas formas de resposta (inclusão da opção “às vezes”), acatadas pelos pesquisadores. Após a validação, o instrumento conta com 30 questões (09 na primeira parte e 21 na segunda parte). Conclusão: O TUT apresentou resultados positivos em sua revalidação de conteúdo, indicando ser um instrumento válido para a verificação do tempo de uso de tela na infância, podendo ser utilizado por profissionais que atuam na área do desenvolvimento infantil.pt
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1798
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/338
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectFonoaudiologia - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqFONOAUDIOLOGIA
dc.titleRevalidação de conteúdo de instrumento de tempo de tela na infância
dc.typeArtigo / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseFonoaudiologia
relation.isAdvisorOfPublication98296660-28ce-4934-ab5f-6b8f12df25fb
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