Repositório Institucional da UNISO
 

Mediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Essadissertaçãoapresentaumapesquisaqualitativa,inseridanalinhadocotidianodaescola,etevecomoobjetivoprincipal,relatarumaexperiência,sobreorientaçãotécnica,realizadacomumgrupodevinteeseisprofessoras,doProjetodeRecuperaçãoeReforçodaDiretoriadeEnsinodeVotorantim,cidadedointeriordeSãoPaulo.Foramrealizadoscincoencontrosaolongodeumsemestre,comorientaçõesespecíficasparaoensinodelínguaportuguesa.Asorientaçõestécnicasprivilegiarammediaçõescomtextos,questõesproblemaediscussõestemáticas.Comreferencialteóricosócio-histórico,asmediaçõesforamrelatadas,assimcomoasfalasdasprofessorassobreseutrabalhocomascriançasenvolvidasnoprojetode recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas,comsignificadoetrabalhocoletivo,podemprovocarnovosconhecimentos,foipossívelidentificarsinaisdemudançasnomododeinteragirdasprofessorascomosinstrumentosesignosrelacionadasaoensinodaLínguaPortuguesa, na prática pedagógica com seus alunos.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item