Mediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Sanctis, Ricardo José Orsi de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:05Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:05Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Essadissertaçãoapresentaumapesquisaqualitativa,inseridanalinhadocotidianodaescola,etevecomoobjetivoprincipal,relatarumaexperiência,sobreorientaçãotécnica,realizadacomumgrupodevinteeseisprofessoras,doProjetodeRecuperaçãoeReforçodaDiretoriadeEnsinodeVotorantim,cidadedointeriordeSãoPaulo.Foramrealizadoscincoencontrosaolongodeumsemestre,comorientaçõesespecíficasparaoensinodelínguaportuguesa.Asorientaçõestécnicasprivilegiarammediaçõescomtextos,questõesproblemaediscussõestemáticas.Comreferencialteóricosócio-histórico,asmediaçõesforamrelatadas,assimcomoasfalasdasprofessorassobreseutrabalhocomascriançasenvolvidasnoprojetode recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas,comsignificadoetrabalhocoletivo,podemprovocarnovosconhecimentos,foipossívelidentificarsinaisdemudançasnomododeinteragirdasprofessorascomosinstrumentosesignosrelacionadasaoensinodaLínguaPortuguesa, na prática pedagógica com seus alunos. | por |
dc.description.abstract | Thisdissertationpresentsaqualitativeresearchinsertedinthescholarquotidiantheme,andhadasmaingoaltoreportanexperienceaboutthepedagogicalreunionsachievedwithagroupof26teachersfromtheRecuperationStudiesProjectoftheEducationalDepartmentofVotorantim,acityoftheStateofSãoPaulo.FivemeetingswereachievedduringonesemesterwithspecificsorientationsforthePortugueselanguageteaching.Thepedagogicalreunionsprivilegedmediationswithtexts,problematicquestionsandthematicdiscussions.Withthereferenceofasocialandhistorictheory,themediationswererelated,aswell as the speeches of the teachers about their work with the children involved in the RecuperationStudiesProject.Havingashypothesisthattheplannedmediationsandnotplannedmediationswithasignificantandcollectiveworkcancausenewknowledge,itwaspossibletoidentifysignsofachanginginthewayofteachersinteractionswithinstrumentsandsignalsrelatedtothePortugueselanguageteaching, in the pedagogical practice with their students. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/350 | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Educadores - Formação | |
dc.subject | Ensino - Recuperação | |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | |
dc.title | Mediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1