Repositório Institucional da UNISO
 

Mediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência

dc.contributor.advisorNogueira, Eliete Jussara
dc.contributor.authorSanctis, Ricardo José Orsi de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:05Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:05Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEssadissertaçãoapresentaumapesquisaqualitativa,inseridanalinhadocotidianodaescola,etevecomoobjetivoprincipal,relatarumaexperiência,sobreorientaçãotécnica,realizadacomumgrupodevinteeseisprofessoras,doProjetodeRecuperaçãoeReforçodaDiretoriadeEnsinodeVotorantim,cidadedointeriordeSãoPaulo.Foramrealizadoscincoencontrosaolongodeumsemestre,comorientaçõesespecíficasparaoensinodelínguaportuguesa.Asorientaçõestécnicasprivilegiarammediaçõescomtextos,questõesproblemaediscussõestemáticas.Comreferencialteóricosócio-histórico,asmediaçõesforamrelatadas,assimcomoasfalasdasprofessorassobreseutrabalhocomascriançasenvolvidasnoprojetode recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas,comsignificadoetrabalhocoletivo,podemprovocarnovosconhecimentos,foipossívelidentificarsinaisdemudançasnomododeinteragirdasprofessorascomosinstrumentosesignosrelacionadasaoensinodaLínguaPortuguesa, na prática pedagógica com seus alunos.por
dc.description.abstractThisdissertationpresentsaqualitativeresearchinsertedinthescholarquotidiantheme,andhadasmaingoaltoreportanexperienceaboutthepedagogicalreunionsachievedwithagroupof26teachersfromtheRecuperationStudiesProjectoftheEducationalDepartmentofVotorantim,acityoftheStateofSãoPaulo.FivemeetingswereachievedduringonesemesterwithspecificsorientationsforthePortugueselanguageteaching.Thepedagogicalreunionsprivilegedmediationswithtexts,problematicquestionsandthematicdiscussions.Withthereferenceofasocialandhistorictheory,themediationswererelated,aswell as the speeches of the teachers about their work with the children involved in the RecuperationStudiesProject.Havingashypothesisthattheplannedmediationsandnotplannedmediationswithasignificantandcollectiveworkcancausenewknowledge,itwaspossibletoidentifysignsofachanginginthewayofteachersinteractionswithinstrumentsandsignalsrelatedtothePortugueselanguageteaching, in the pedagogical practice with their students.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/350
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectEducadores - Formação
dc.subjectEnsino - Recuperação
dc.subjectEscolas - Organização e administração
dc.titleMediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
77555.pdf
Tamanho:
855.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format