Repositório Institucional da UNISO
 

Desempenho escolar em crianças prematuras: concepções de professores, pais e alunos

dc.contributor.advisorEmmel, Maria Luísa Guillaumon
dc.contributor.authorAmaral, Lilian Pinto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:15Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:15Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractA melhora dos cuidados intensivos neonatais tem proporcionado a sobrevida de crianças com idades gestacionais cada vez menores. Muitos estudos contemporâneos direcionados à esta população de recém-nascidos prematuros, têm apontado para a relação entre prematuridade/ baixo peso e dificuldades escolares. Baseando-se nos pressupostos acima, conduziram-se os objetivos desta pesquisa que pretendeu analisar a concepção de professores, pais e alunos sobre o desempenho escolar de 10 crianças nascidas prematuras de baixo peso e que estavam cursando os primeiros anos do ensino fundamental. O estudo teve como participantes as mães das crianças, as professoras e as próprias crianças. Todos foram entrevistados, e os dados analisados. Obteve-se como principais resultados que o grupo de crianças com história de prematuridade e baixo peso aqui estudado, apresentou alguns comportamentos e dificuldades de aprendizagem comuns a todas, diferindo no grau de comprometimento em cada uma delas, como dificuldade de atenção, irrequietude motora, dificuldade no raciocínio lógico, escrita e leitura.por
dc.description.abstractThe improvements on newborn intensive care have guaranteed an increasing survival rate to children of low gestational ages. Many contemporary studies aiming at this population of premature newborns have showed the relationship between premature birth/underweight and difficulties in school. 'The objectives of this research were based on the above presumptions. The studies here conducted were meant to analyze the conception of teachers, parents and students about the schooling development of 10 children born prematurely, and underweight. All those children were attending the first years of elementary school. The study had the participation of the children, their mothers and teachers. They have all been interviewed, and the data was computed. 'The main results obtained showed that the studied group of children with premature and underweight births history shared some aspects of behavior to the deficit level in each child, as attention troubles, motor inquietude, logic reasoning, writing and reading.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/220
dc.subjectEducação infantil
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectCrianças prematuras - Educação
dc.titleDesempenho escolar em crianças prematuras: concepções de professores, pais e alunos
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lilian-pinto-amaral.pdf
Tamanho:
4.94 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format