Educação no cotidiano dos valores: a presença das mulheres nos/dos direito(s) na perspectiva freireana
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Maranzano, Patrícia Andréa Pannunzio | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:17Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:17Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa visou estudar a aplicação de novas práticas educativas no ensino aprendizagem de Direito e direitos, de forma a permitir que a pesquisadora se reinventasse no cotidiano escolar, visto o papel que a educação, como direito fundamental deve ocupar no Estado Democrático de Direito. Neste contexto, a pesquisadora trabalhou com as narrativas ficcionais com o objetivo de relatar as experiências vividas em salas de aula, as dificuldades encontradas de forma a captar as histórias de vida dos discentes e docentes e expectativas em relação ao conhecimento adquirido, e de que forma esse conhecimento contribui para atuação cidadã na comunidade onde vivem e como através de práticas pedagógicas alunos poderiam ser estimulados na aquisição de conhecimento, ético e colaborativo. Além das narrativas ficcionais esta investigação também apresentou pesquisa realizada em diversos Bancos de dados acadêmicos de teses e dissertações que demonstraram práticas pedagógicas utilizadas na graduação em Direito e os direitos humanos fundamentais com o intuito de buscar respostas que permitissem revigorar práticas pedagógicas de docentes. Com isso, busca-se demonstrar a importância do aprendizado ético e contínuo, que devem incorporar possíveis mudanças nas estratégias pedagógicas com a finalidade de contribuir com a edificação de uma sociedade democrática de direitos, visto ser este um dos grandes papeis da educação. | por |
dc.description.abstract | I study the application of new educational practices in teaching and learning of Law and rights, which would allow me to reinvent myself in my everyday academic life given the role that education, as a fundamental right, must play in the Democratic State of Law. I work with fictional narratives to report experiences lived in the classroom, the difficulties encountered to capture the life stories of students and teachers and expectations regarding the knowledge acquired and how this knowledge contributes to citizen action in the community where they live and how I, through my pedagogical practice, could encourage them in this ethical and collaborative acquisition of knowledge. In addition to that, I present research carried out in several academic databases of theses and dissertations that present pedagogical practices used in undergraduate courses of Law and the fundamental human rights to seek answers that would allow for reinvigorating pedagogical practices of teachers. I seek to demonstrate the importance of ethical and continuous learning, which must embody possible changes in pedagogical strategies to contribute to the construction of a democratic society of rights, since this is one of the great roles of education. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1103 | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Direito - Estudo e ensino | |
dc.subject | Professoras universitárias | |
dc.title | Educação no cotidiano dos valores: a presença das mulheres nos/dos direito(s) na perspectiva freireana | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1