Inovação tecnológica como estratégia de crescimento, produtividade e competitividade no contexto empresarial brasileiro
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O artigo explora a importância da inovação em produtos e processos como uma estratégia essencial para o crescimento e competitividade das empresas brasileiras. Destaca que a inovação, impulsionada principalmente por avanços tecnológicos, tem impacto direto na produtividade e na competitividade. O estudo apresenta alguns dados de 2022, mostrando que a maioria das empresas ativas em inovação implementaram com sucesso novas tecnologias, o que reflete uma forte modernização nos setores de alimentos, produtos químicos, eletrônica e transportes. Além disso, o artigo examina como a pandemia de Covid-19 impulsionou investimentos em ciência e pesquisa, superando expectativas de redução e mostrando o papel crucial de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A inovação não é um esforço isolado, mas resultado de interações entre empresas e instituições, e está relacionada ao aprendizado contínuo e à capacidade de absorver e aplicar novos conhecimentos.