Repositório Institucional da UNISO
 

Inovação tecnológica como estratégia de crescimento, produtividade e competitividade no contexto empresarial brasileiro

dc.contributor.advisorCanhada, Marcos Antonio
dc.contributor.authorPequeno, Larissa Hermenegildo
dc.date.accessioned2024-12-27T18:59:54Z
dc.date.available2024-12-27T18:59:54Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO artigo explora a importância da inovação em produtos e processos como uma estratégia essencial para o crescimento e competitividade das empresas brasileiras. Destaca que a inovação, impulsionada principalmente por avanços tecnológicos, tem impacto direto na produtividade e na competitividade. O estudo apresenta alguns dados de 2022, mostrando que a maioria das empresas ativas em inovação implementaram com sucesso novas tecnologias, o que reflete uma forte modernização nos setores de alimentos, produtos químicos, eletrônica e transportes. Além disso, o artigo examina como a pandemia de Covid-19 impulsionou investimentos em ciência e pesquisa, superando expectativas de redução e mostrando o papel crucial de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A inovação não é um esforço isolado, mas resultado de interações entre empresas e instituições, e está relacionada ao aprendizado contínuo e à capacidade de absorver e aplicar novos conhecimentos.pt
dc.description.abstractThe article explores the importance of innovation in products and processes as an essential strategy for the growth and competitiveness of Brazilian companies. It highlights that innovation, driven mainly by technological advances, has a direct impact on productivity and competitiveness. The study presents some data from 2022, showing that most companies active in innovation have successfully implemented new technologies, which reflects a strong modernization in the food, chemical, electronics and transportation sectors. In addition, the article examines how the Covid-19 pandemic boosted investments in science and research, exceeding expectations of reduction and showing the crucial role of Research and Development (R&D). Innovation is not an isolated effort, but the result of interactions between companies and institutions, and is related to continuous learning and the ability to absorb and apply new knowledge.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1788
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/332
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectCiências Econômicas - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subjectEconomia
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS::Negócios e economia::Economia
dc.titleInovação tecnológica como estratégia de crescimento, produtividade e competitividade no contexto empresarial brasileiro
dc.typeArtigo / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseCiências Econômicas
relation.isAdvisorOfPublicatione43c3e20-c906-4e01-9d70-dfc7ff800e05
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye43c3e20-c906-4e01-9d70-dfc7ff800e05

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Inovação tecnológica como estratégia de crescimento, produtividade e competitividade no contexto empresarial brasileiro.pdf
Tamanho:
471.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: