Repositório Institucional da UNISO
 

Cotidiano escolar contemporâneo: uma reflexão sobre a mercadoria-corpo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho desenvolvido na linha de pesquisa cotidiano escolar, pensa qualitativamente sobre o cotidiano escolar contemporâneo, refletindo sobre a mercadoria-corpo. Tendo como objetivo responder a questão da mercadoria-corpo no mundo hodierno, propõe-se observar a presença e o trânsito desse corpo dando a ele uma identidade estabelecida através de mudanças ocorridas na pósmodernidade. Para tanto vai estudar a pós-modernidade em três momentos: o capitalismo tardio com Frederic Jameson, a acumulação flexível com David Harvey e modernidade líquida com Zygmunt Bauman. Agnes Heller, Henry Lefebvre, Silvio Gallo e Maria Lucia de Amorim Soares, abordam, com especificidade o cotidiano escolar. A construção do corpo na construção da história, buscar perceber a relação estabelecida entre corpo, norma e valores sociais, tratando o corpo não na região das formas constituídas mas em um plano de forças e energias do vir a ser. Massimo Canevacci apresenta dizeres definidores dos conceitos atratores, bodyscape, location, dress-code. Após as leituras teóricas e criação de imagens a conclusão constatou que o corpo não é natural porque em cada cultura e em cada indivíduo, o corpo constantemente preenchido por sinais e símbolos, não tem na pele o limite. A pele se liga aos tecidos orgânicos da metrópole comunicacional. À mercadoria-corpo é imposta sem emudecimentos, sem recalques, seu embrutecimento de forma cada vez mais forte e insana. Nesta forma corpo, poder e dominação perdem e devem ser categorias discutidas e colocadas a prova no ambiente escolar, apontando a possibilidade de criarem relações igualitárias ou cotidiana das instituições educacionais, com destaque para a universidade.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item