Repositório Institucional da UNISO
 

Arte e comunicação: o divulgador artístico no instagram

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A presente pesquisa tem como tema a divulgação artística nas redes sociais, sendo guiada pela questão: como a ação do divulgador artístico não institucionalizado no ambiente virtual da rede social Instagram contribui para a promoção das artes visuais? Sendo assim, como objetivo geral, procura-se compreender como se dá a ação de divulgadores artísticos no Instagram, e, como objetivos específicos, procura-se verificar como a internet tem possibilitado uma maior popularização da arte e seu acesso; e examinar as especificidades dos produtos midiáticos produzidos por divulgadores enquanto promotores independentes de informações acerca da arte. Desse modo, a fundamentação teórica envolve Santaella (2005a) e Jenkins (2014), quanto à convergência da comunicação com a arte, bem como da cultura participativa promovida nos ambientes digitais. Vale-se de Moraes (2014) para delinear conceitualmente o divulgador artístico; e de Botelho (2003) e Bhaskar (2020) para visualizar o que configura desafio no processo de apreensão de bens culturais dentro e fora do contexto das mídias digitais. Para tanto, uma etnografia virtual (netnografia) foi feita para se selecionar, acompanhar e então analisar, a partir de uma estratégia metodológica utilizando a lógica peirceana, a ação de três divulgadores artísticos – Luiza Adas (@museu.do.agora); Lilian Farrish (@lilianfarrish) e Vilson Gonçalves (@tiovirso) – a partir dos conteúdos que produzem na rede social Instagram. Finalmente, entende-se que, ao refletir sobre a figura do divulgador artístico – ainda escassa na literatura – contribui-se para a verificação de novos atores sociais que emergem de um cenário em que é inegável a convergência da arte com a comunicação para a expansão do acesso às artes visuais, procurando contribuir, portanto, para a compreensão do acesso à arte promovido nos ambientes das redes sociais.


Citação