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A fala de professores da Uniso na construção social do conhecimento da realidade através da mídia impressa sorocabana, 1995 a 1999

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Data

2004

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Dissertação

Curso



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Resumo / Abstract

A criação da Universidade de Sorocaba, em 1994, seguida do início do funcionamento do Curso de Jornalismo, em 1995, foi marcada, na mídia impressa sorocabana, por uma profusão de matérias que deram voz e rosto aos até então silenciosos professores e professoras de vários cursos e disciplinas. Durante o meu trabalho de clipagem dos jornais enquanto assessora de imprensa da Universidade de Sorocaba no período em que lá trabalhei (1994 a 2000), observei que parecia não haver assunto do momento retratado pelos jornais sobre o qual o professor e professora não estivessem aptos e prontos a opinar, refletir, comentar. A presente pesquisa analisa o papel da fala de professores e professoras na construção social do conhecimento da realidade levando em conta o momento histórico e o contexto da notícia em que a fala se insere. Tomei por base matérias publicadas pelos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, selecionadas em duas subcategorias que registraram o maior índice de falas produtoras de sentido: Economia e Educação, período entre 1995 a 1999. Pude concluir que os professores e professoras, através das suas falas, contribuem para trazer novos enfoques à narrativa jornalística do cotidiano, desprendendo-se do aqui e agora do fato noticioso. Suas falas, não raro, desconstroem noções cristalizadas no senso comum ou versões oficiais da realidade. Produtoras de sentido outros, novos, oxigenantes, trazem diferen- tes repertórios à interpretação da realidade, situando a Universidade de Sorocaba no centro do debate de assuntos repercutidos pela mídia e o seu quadro docente como fonte de informação privilegiada.


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