Repositório Institucional da UNISO
 

Desenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Dissertação

Ano da obra resenhada

Curso

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

O sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item