Repositório Institucional da UNISO
 

Ação docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000

dc.contributor.advisorBoschetti, Vania Regina
dc.contributor.authorAlmeida, Antonio de Pádua
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:14Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:14Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA dissertação analisa a ação docente no período de transição da ditadura civil-militar para a redemocratização e faz considerações sobre a política educacional implantada pela ditadura civil-militar, que privilegiou o aumento quantitativo de alunos e professores em detrimento da qualidade do ensino. O governo ditatorial rompeu com o Projeto Nacional Desenvolvimentista e implantou uma política econômica dependente, alinhando-se aos Estados Unidos na esfera capitalista, ao contexto da Guerra Fria. Visando a formação de mão-de-obra para as indústrias multinacionais que se instalavam no país, a educação teve reformas de caráter tecnicista e a formação de professores foi aligeirada através da licenciatura curta. Logo, a concentração profissional dos professores da escola pública paulista se tornou numerosa e suas atividades sofreram um processo de proletarização com os baixos salários, multiplicação das horas de trabalho, falta de infra-estrutura nas escolas. Os professores reagiram a essa realidade, se organizando em torno da APEOESP, entidade sindical representativa. Por meio dela lutaram por melhores condições de trabalho, tendo atuação importante no processo de abertura política como realização de fóruns de discussão para participação dos professores no trabalho de elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi promulgada quase uma década depois do início de seu projeto. O texto aponta alterações que a LDB assimila em seu percurso baseadas em princípios neoliberais, identificados na elaboração final da Lei. Foi o momento em que o Brasil se inseriu no mundo globalizado, assumindo compromissos internacionais relacionados à educação. A pesquisa foi realizada tendo como metodologia: consulta bibliográfica, levantamento de arquivos e leitura de jornais da época e, do acervo de material publicado pela APEOESP durante o período pesquisado. Teoricamente, utiliza o pensamento e as obras de DREIFUSS (1981), LIBÂNEO (2001, 2002, 2003), SAVIANI (1999, 2003, 2010).por
dc.description.abstractThe article analyses the teaching actions during the period of changing between the dictatorship and the new democracy and arguments about the educational policies implanted by dictatorship that benefited a significant raise on the quantity of students and teachers opposing to teaching quality. The dictatorship government broke up with the National Development Project and implanted a dependent economical policy joining the United States in capitalism, to the Cold War context. Education passed throw technical changing aiming labor formation for the multinational companies which were establishing in the country, and the formation of teachers was accelerated by short graduation. Soon, the professional concentration of teachers from São Paulo’s public schools became numerous and its activities passed throw a proletarianization process with low salaries, multiplication of the work hours and the lack of schools’ infra-structure. Teachers reacted to that reality, organizing themselves throw APEOESP, a syndical representative entity. They fought for better work conditions throw APEOESP, having an important role on the political opening process such as the realization of meetings to discuss the participation of teachers on drawing the new Lei de Diretrizes e Bases da Educação up, which took almost a decade. The text points out the changing that LDB made based on neoliberal principles identified on the final writing of the Law. That was the time when Brazil entered the globalized world taking international commitment on educational projects. This research was made having as methodology: bibliographical analyses, survey of archives and newspapers reading of the period, and the published material collection by APEOESP during the researched period. Theoretically, uses the ideas and the master pieces of DREIFUSS (1981), LIBÂNEO (2001, 2002, 2003) and SAVIANI (1999, 2003, 2010).eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/513
dc.subjectEducação - História - 1985-2000 - São Paulo (Estado)
dc.subjectEducação - Historiografia
dc.subjectProfessores - Participação política
dc.subjectProfessores - Formação - Brasil
dc.titleAção docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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