Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação, corpo e cultura na dança afroperuana festejo

dc.contributor.advisorGarcia, Wilton
dc.contributor.authorPrieto Fernandez, Joana Claudia
dc.date.accessioned2023-05-09T20:56:15Z
dc.date.available2023-05-09T20:56:15Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende refletir sobre comunicação, corpo e cultura na abordagem da dança afroperuana festejo, envolvendo impressões focalizadas na sociedade contemporânea, ao contextualizar estudos do movimento da dança e possibilidades poéticas. Essa dança, executada pela própria pesquisadora, entrelaça dança folclórica e performances que relacionam mídia e práticas socioculturais atualmente. Disso, surge a problematização: quais interferências do corpo afroperuano afetam o festejo na atualidade? E como levar essas reflexões, por meio de elementos estéticos, ao processo criativo do espetáculo El festejo digital? O objetivo geral é pesquisar sobre comunicação, corpo e cultura na atualidade, com a abordagem da dança afroperuana festejo; o objetivo específico é desenvolver um relato de experiência das etapas que comportam uma dinâmica estética, a fim de mostrar ideias para a ação criativa que sistematiza um espetáculo de dança contemporânea. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo-exploratório. O percurso metodológico foi observar, descrever e discutir acerca da dança afroperuana festejo com base nos estudos contemporâneos e estudos culturais, por meio de aulas, discussões e performances. Isso engloba bibliografia, realização de aulas de dança como forma de preparação corporal para o festejo e estudo a respeito da Labanotation. O estudo com a Labanotation e os fatores do movimento corporal são material para o ensino da dança, como possibilidade de registro e leitura do festejo. A orientação das aulas exige preparo e exploração dos fatores do movimento. Levar o festejo a outros lugares fora do Peru aos poucos aumenta a visibilidade do negro peruano e dessa dança afroperuana. O corpus desta pesquisa relaciona as vivências com festejo em solo brasileiro como material para o processo de criação do espetáculo proposto. Também se pretende destacar como, por meio da dança, o pensamento contemporâneo pode expressar e comunicar com o corpo, na intenção de ressaltá-lo como lugar do saber. A relevância dos resultados obtidos destaca o corpo como entidade de cultura e mídia, no reconhecimento maior das artes do corpo em outras áreas do conhecimento. Também, considerou-se a presença do negro peruano em alguns lugares do Brasil para discutir questões de diversidade (etnia/raça) que ainda precisam ser levantadas, em razão da desigualdade social recorrente: a vulnerabilidade, a discriminação e o preconceito contra afrodescendentespt
dc.description.abstractThis research aims to reflect on communication, body and culture, by approaching the Afro-Peruvian dance festejo involving impressions focused on contemporary society, as it contextualizes dance movement studies and poetic possibilities. This dance interweaves folk dance and performances that relate media and socio-cultural practices presently. Hence it emerges the problem: what interferences of the AfroPeruvian body affect the festejo in the present time? And how to take these reflections, by means of aesthetic elements, to the creative process of the show El festejo digital? The general objective is to research on communication, body and culture nowadays, by approaching the Afro-Peruvian dance festejo; the specific objective is to develop an experiential account of the stages that involve an aesthetic dynamic, in order to show ideas for a creative action that systematizes a contemporary dance spectacle. It is a qualitative-exploratory research. The applied methodology was to observe, describe and discuss the Afro-Peruvian dance festejo based on contemporary studies of communication and on cultural studies, by means of lectures, discussions and performances. This includes bibliography, conducting dance classes as a form of body preparation for the festejo, and studying about the Labanotation. The study with the Labanotation and the factors of the corporal movement are material for teaching such dance, as a possibility of recording and reading the festejo. This requires preparation and exploration of the factors of bodily movement. Taking the festejo to other places outside Peru gradually increases both the visibility of the Peruvian Negro and of this Afro-Peruvian dance. The corpus of this research relates the experiences with festejo in Brazilian soil as material for the process of creation of the proposed spectacle. It is also worth noting how, by means of dance, the contemporary thought can both express and communicate with the body, intending to feature it as a knowledge place. The relevance of the obtained results highlights the body as an entity of culture and media, by recognizing uppermost the arts of the body, in other areas of knowledge. One also took into account the Peruvian Negro’s presence in some places of Brazil, to discuss issues related to diversity (ethnicity/race), which still need to be raised, due to recurrent social inequality: vulnerability, discrimination and prejudice against Afro-descendants.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/796
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectDanças folclóricas
dc.subjectDanças folclóricas - Peru
dc.subjectDança - Estudo e ensino
dc.titleComunicação, corpo e cultura na dança afroperuana festejo
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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