A educação à distância nos cursos de graduação em engenharia
dc.contributor.advisor | Marques, Waldemar | |
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael Barbosa de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:13Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é baseado em resultados obtidos de uma pesquisa exploratória sobre o que pensam alunos, professores e empregadores sobre a implementação da modalidade de Educação à Distância (EAD) nos cursos de graduação em engenharias. A pesquisa contemplou a aplicação de questionários junto a alunos dos 9º e 10º períodos dos cursos de engenharia que cursaram disciplinas na modalidade presencial e a aplicação de questionários a professores e empregadores. Este estudo visou identificar e analisar as impressões e opiniões sobre a modalidade EAD aplicada nas engenharias e como percebem a formação e capacitação do aluno dentro dessa modalidade para sua atuação profissional. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados tanto alunos, professores e empregadores aceitaram a implementação da modalidade EAD nas engenharias, mas não para todas as disciplinas, propondo uma opção semipresencial ou híbrida. | pt |
dc.description.abstract | The present work is based on results obtained from an exploratory research about what students, teachers and employers think about the implementation of Distance Education modality in undergraduate engineering courses. The research included the application of questionnaires to students of the 9th and 10th periods of engineering courses who attended subjects in the classroom and the application of questionnaires to teachers and employers. This study aimed to identify and analyze the impressions and opinions about the distance learning modality applied in engineering and how they perceive the formation and qualification of students within this modality for their professional performance. The results indicated that most students, teachers and employers surveyed accepted the implementation of the EAD modality in engineering, but not for all subjects, proposing a semi-presential or hybrid option. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/930 | |
dc.subject | Ensino a distância - Brasil | |
dc.subject | Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas | |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | |
dc.subject | Ensino - Metodologia | |
dc.title | A educação à distância nos cursos de graduação em engenharia | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1