Repositório Institucional da UNISO
 

Os jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 5 a 6 anos

dc.contributor.advisorEmmel, Maria Luísa Guillaumon
dc.contributor.authorFlorio, Sandra Regina
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:23Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:23Z
dc.date.issued2000
dc.description.abstractEntendendo o brincar como fator primordial na construção do conhecimento e desenvolvimento global da criança, este trabalho buscou verificar as habilidades envolvidas em jogos e investigar a interação social das crianças nesse processo. Para isso, foram selecionados alguns jogos infantis e aplicados a 6 grupos de crianças de 5 a 6 anos, alunos de uma escola particular da cidade de Sorocaba - SP. As etapas para a realização deste trabalho foram: estudo teórico acerca do assunto pesquisado (que acompanhou todo o processo), aplicação dos jogos e filmagem dos mesmos, observação das filmagens, descrição dos jogos, adaptação de um roteiro para análise das habilidades, análise dos jogos, definição e identificação das habilidades envolvidas e considerações sobre a dinâmica dos grupos. Os resultados obtidos a partir das análises realizadas permitiram: analisar o potencial dos jogos para o desenvolvimento da socialização da criança; identificar as habilidades envolvidas nos jogos estudados; observar como se processam as interações sociais das crianças. As análises realizadas podem ser aplicadas a uma grande quantidade de jogos, com crianças de outras faixas etárias para que se possam adquirir, assim, mais informações acerca do brincar, do desenvolvimento infantil e da socialização da criança.por
dc.description.abstractI understand that the act of playing is a primordial factor on building the knowledge and the global development of the children. This work tried to verify the abilities involved on games and to investigate the children social interaction in this procedure. To do this, it was selected some children games and given to six groups of children from five to six years old, students from a private school in Sorocaba -S.P. The steps to execute this project were: theoretical studies about the researched subiect (which was followed by the whole process), application of the games and the taping of it, the observation of movies, describing games, adaptation of a schedule to analyse the abilities, analyses of games, definition and identification of abilities developed and considerations about the dynamism of the group. The results got from the analyses done could: analyse the potencial of the games for the growing of the children socialization; identify the abilities developed on the studied games; - observed how to process the social interaction from children. The analyses done can be applied to a big number of games with children from different ages so then they can get more information from the act of playing, about the children development and the children socialization.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/254
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectJogos infantis
dc.subjectInteração social
dc.subjectTerapia ocupacional
dc.titleOs jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 5 a 6 anos
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sandra-regina-florio.pdf
Tamanho:
6.26 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format