Repositório Institucional da UNISO
 

Aura e efeito de choque em Benjamin: contribuições para o pensamento comunicacional

dc.contributor.advisorFontanari, José Rodrigo Paulino
dc.contributor.authorFasano, Anderson
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:11Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:11Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO tema da pesquisa é o pensamento comunicacional nas reflexões de Walter Benjamin a partir de um olhar mais profundo sobre os conceitos aura e efeito de choque, basilares em sua estética e em suas digressões filosóficas. Para compreendê-las com maior acuidade tratamos, ainda, das mudanças ocorridas na modernidade e dos processos perceptivos então desencadeados. Apresentamos também uma digressão sobre a arte mediante uma aproximação à revolução tecnológica que representaram a invenção da fotografia e do cinema. E, por fim, explicitamos o tema da linguagem problematizado por Benjamin. Embasam as reflexões os ensaios Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica (1935/6). Os textos Experiência e Pobreza (1933), Teoria das Semelhanças (1933) e O Narrador (1936) foram como que o eixo a partir do qual se ergueu a visão de nosso autor sobre a loquaz capacidade do homem e das coisas. Não pudemos prescindir também de importantes comentadores da extensa obra de Benjamin, tais como, Olgária C.F. Matos, Taísa H. P. Palhares, Flávio René Kothe, Martha D‟Angelo, entre outros que nos ajudaram a entender com maior profundidade a complexidade do pensamento benjaminiano. pt
dc.description.abstractThe theme of the research is the communication thought in the reflections of Walter Benjamin from a deeper look at the concepts aura and shock effect, basilar in its aesthetic and in his philosophical digressions. To understand them with greater acuity, we also deal with the changes that occurred in modernity and the perceptual processes that were then unleashed. We also present a digression on art through an approach to the technological revolution that represented the invention of photography and cinema. And, finally, we explain the theme of the language problematized by Benjamin. The reflections are based on the essays Little History of Photography (1931) and The Work of Art at the Time of Its Technical Reproducibility (1935/6). The texts Experience and Poverty (1933), Theory of Similarities (1933) and The Narrator (1936) were like the axis from which the author's vision was raised on the loquacious capacity of man and things. We were also able to dispense with important commentators on Benjamin's extensive work, such as Olgária C. F. Matos, Taísa H. P. Palhares, Flávio René Kothe, Martha D'Angelo, among others who helped us to understand in greater depth the complexity of benjaminian thought. en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/926
dc.subjectComunicação
dc.subjectArte - Filosofia
dc.subjectFilosofia alemã
dc.titleAura e efeito de choque em Benjamin: contribuições para o pensamento comunicacional
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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