A ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Goergen, Pedro | |
dc.contributor.author | Paes, Maria do Carmo Lincoln Ramalho | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:00Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:00Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação, articulada com a linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano escolar, traz para a pauta de debates os valores da pós-modernidade e a análise de destacados autores pós-modernos, que afirmam vivermos a era do vazio, da falência dos valores, da ética. Em contrapartida, são introduzidos autores que não concordam com essas teses, enriquecendo e ampliando o debate. Os autores mencionados são: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky; Terry Eagleton e Zigmund Bauman. A pesquisa investiga se e como essas teses pós-modernas se refletem no cotidiano escolar, tendo a ética como referência das questões. Para essa análise, são entrevistados professores de uma escola pública e de uma escola particular, ambas da cidade de Sorocaba. Esses dois ambientes diferenciados são escolhidos para possibilitar o estabelecimento de um paralelo entre duas realidades que marcam fortemente o cotidiano da educação brasileira. Os procedimentos adotados são: a pesquisa qualitativa e empírica, por meio da observação, entrevistas semi-estruturadas orais, usando a técnica da gravação, e a aplicação de um questionário respondido por escrito; além disso, são aproveitadas conversas informais, individuais ou em grupo, ora gravadas, ora espontâneas. A pesquisa justifica-se por trazer ao debate uma das mais controvertidas questões da atualidade, tanto na sociedade em geral quanto na educação. A tônica central desse debate é a preocupação com o ‘fim dos valores’. É de grande interesse saber como essa tese se reflete na realidade escolar. A investigação revelou que, na realidade não existe uma falência generalizada de valores, mas uma desestabilização dos valores tradicionais e a busca ainda tateante e insegura de novos pontos de referência para o agir moral. Dessa forma, o trabalho pode contribuir para estimular a reflexão ética entre gestores, professores, alunos e o corpo administrativo da escola sobre um tema que não só está presente no dia dessas pessoas, mas é de fundamental importância para o sucesso do agir educativo. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation, combined with the line of research Knowledge and Daily School Activities, brings to debate the values of post-modernity, and the analysis of prominent post-modern authors, who argument that we live in the "empty age", in the bankruptcy of values or ethics. By contrast, other authors, who do not agree with these arguments, are also introduced, enriching and extending the debate. The authors mentioned are: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky, Terry Eagleton and Zigmund Bauman. The research investigates whether and how these post-modern ideas are reflected in the daily school, taking as reference the ethics of the issues. For this analysis, teachers from public and private schools, both in the city of Sorocaba are interviewed. These two different environments are chosen to enable the establishment of a parallel between two realities that strongly mark the Brazilian daily education. The procedures adopted are: the qualitative and empirical research, through observation, semi-structured oral interviews, using the recording technique, and the application of written answer questionnaire, moreover, informal individual or group conversations, either recorded or spontaneous are exploited. The research is justified by bringing to debate one of the most contested current issues, both in society as in education. The focus of this debate is the concern with the 'order of values'. It is of great interest to know how this approach is reflected in school reality. The survey revealed that, in fact, there is no widespread failure of values, but a destabilization of traditional values and the still unsure search of new points of reference for the moral action. Thus, the work can help to stimulate ethical reflection among school administrators, teachers, students and the administrative staff on a subject that not only is present in these people daily lives, but it is also vital for the success of the educational act. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/339 | |
dc.subject | Educação - Aspectos morais e éticos | |
dc.subject | Valores | |
dc.subject | Ética | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | A ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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