Repositório Institucional da UNISO
 

A questão agrária nos livros didáticos de geografia

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorCastanho, David Gomes
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:41Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:41Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema o estudo da questão agrária nos livros didáticos de Geografia, adotados pela rede pública estadual, de ensino médio, com especificidade aqueles utilizados na cidade de Salto de Pirapora-SP. A realização da pesquisa justifica-se pelo fato de que a questão agrária é um tema polêmico, e tratála no livro didático, implicaria assumir posicionamentos que reforçariam a tese dos movimentos de luta pela terra ou os refutariam. O objetivo geral da pesquisa foi perceber como esses posicionamentos são revelados nas entrelinhas e imagens dos livros selecionados. Para isso, recorremos a alguns procedimentos teóricometodológicos da Análise do Discurso, na perspectiva de Dominique Maingueneau e Eni Orlandi, mais especificamente com as seguintes categorias de análise: posicionamento e prática intersemiótica e silenciamento, respectivamente. Além desses, colocou-se em diálogo autores da Geografia como Milton Santos e, em particular da Geografia Agrária, entre eles Bernardo Mançano Fernandes, Carlos Alberto Feliciano, Eduardo Girardi; bem como, pesquisadores de livros didáticos, Célia C. de Figueiredo Cassiano, Jeane Medeiros Silva e Eloisa de Mattos Höfling. Feita a análise dos capítulos que tratam da questão agrária nos livros selecionados, os resultados da pesquisa indicam que os livros revelam posicionamento favorável ao agronegócio em detrimento dos movimentos sociais; há silenciamento no tocante às questões de ordem geográfica, privilegiando a historicidade tão somente; o uso das imagens corrobora o referido posicionamento e o silenciamento. Com esta pesquisa, pode-se perceber que o livro didático não deve ser visto como referência única ao professor de Geografia no seu trabalho; deve, antes, ser objeto de crítica, reflexão, (re)construção estabelecidos pela interação aluno-professor. Agindo assim, sobre os diversos fatos e/ou fenômenos que fazem parte do nosso cotidiano, as aparências cederão lugar às verdadeiras essências, num verdadeiro movimento dialético.por
dc.description.abstractThis work deals with the study of the agrarian question in the Geography student’s book, adopted by the state public schools, high schools, specifically with those used in Salto de Pirapora city at São Paulo state. The completion of the research is justified by the fact that the land question is a controversial issue and it´s treat in the textbooks should be positioned to reinforce the point of view of the movements fighting for land or refute. The aim of research was to see how these positions are revealed between the lines and images of selected books. To this end, we resort to some theoretical and methodological procedures of discourse analysis in the perspective of Dominique Maingueneau and Eni Orlandi, specifically in the following categories of analysis: practice and positioning intersemiotic and silencing, respectively. Besides, put in dialogue authors of Geography as Milton Santos and, in particular the Land Geography, such as Bernardo Mançano Fernandes, Carlos Alberto Feliciano, Eduardo Girardi; as well as researchers from textbooks, Célia C. de Figueiredo Cassiano, Jeane Medeiros Silva e Eloisa de Mattos Höfling. After analysis of the chapters dealing with the agrarian question in the books selected, the survey results indicate that the books reveal a favorable position to agribusiness at the expense of social movements, they are mute with regard to issues of geographical, focusing only as the historicity, the use of images confirm the positioning and silencing. With this research, we can notice that the textbook should not be viewed as a single reference to the Geography teacher in your work, but it must be the object of critical reflection, (re) construction requirements for studentteacher interaction. In such case, on the various facts and / or phenomena’s that are part of our daily life, appearances give way to real essences, a truly dialectical movement.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/433
dc.subjectLivros didáticos
dc.subjectGeografia (Ensino médio) - Livros didáticos
dc.subjectGeografia (Ensino médio) - Estudo e ensino
dc.titleA questão agrária nos livros didáticos de geografia
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
82441.pdf
Tamanho:
14.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format